Resumo do texto: projeto pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
VANESSA NÁGELA CUNHA

RESUMO DO TEXTO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: FUNDAMENTOS PARA SUA REALIZAÇÃO

Macapá
2013VANESSA NÁGELA CUNHA

RESUMO DO TEXTO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: FUNDAMENTOS PARA SUA REALIZAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina organização e gestão do trabalho pedagógico II, doCurso de Pedagogia da UNIFAP, como requisito da Avaliação parcial, ministrada pela Prof.a Rocío Rubi Calla Salcedo.

Macapá
2013
O texto trata da importância, do significado, bem como asdificuldades, obstáculos e elementos facilitadores da elaboração do projeto político-pedagógico, além de esclarecer o próprio título: “projeto político-pedagógico”. O autor Gadotti diz que todo projetopedagógico é necessariamente político, mas, a fim de dar destaque ao político dentro do pedagógico, resolveu-se desdobrar o nome em “político-pedagógico”.
Não se constrói um projeto sem objetivos, semdireção; é uma ação orientada pela intencionalidade, tem um sentido explícito, de um compromisso, e no caso da escola, de um compromisso coletivamente firmado. Ainda, conforme Gadotti “não se constrói umprojeto sem uma direção política, um norte, um rumo”. Ele destaca também que o Projeto Político-Pedagógico deve-se basear nos princípios centrais para a gestão democrática da escola: autonomia eparticipação.
Segundo ao autor, esses princípios garantem que o PPP não se torne apenas uma “carta de intenções”, ou apenas um plano orientado por metas e estratégias. Ao ressaltar esses dois princípios, oautor afirma que “a autonomia e a gestão democrática da escola fazem parte da própria natureza do ato pedagógico” e que “A gestão democrática da escola é, portanto, uma exigência do seu ProjetoPolítico-Pedagógico”. Portanto, gestão democrática é condição para que a escola se torne local/espaço de efetiva participação, pautando-se na dignidade e no respeito, no comprometimento coletivo, na...
tracking img