Resumo do texto de rubens alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMENTÁRIOS DO TEXTO DE RUBEM ALVES
Ensinar o que não se sabe...
O autor descreve três idades do ensinamento, a 1ª idade do ensinamento é que se ensina o quese sabe, ou seja, os saberes sabidos, as coisas que no transcorrer do tempo foram aprendidas pelas gerações mais velhas, e que agora foram transmitidas asgerações mais novas, como se fosse ferramentas de uma caixa.
A 2ª idade é a que se ensina o que não se sabe, o autor compara essa fase a um navegador que saiu paranavegar, e chega trazendo nas mãos os mapas que desenhara nos mares onde navegara. Mapas são metáforas do mundo dos saberes, ou seja, os mapas são descobertas quecada pessoa faz, é a busca do conhecimento, é o próprio conhecimento, quando se encontra, o conhecimento, construiu-se o seu próprio mapa, e se pode transmitiresse conhecimento a outros. São através dos mapas que encontramos as rotas a serem seguidas. O professor mostra aos alunos os seus mapas e fala sobre aquilo quesabe e através de seu muito conhecimento ensina a outros a navegar por mares desconhecidos. Essa é a grande alegria do professor, quando vê o seu discípulopartindo para o desconhecido.
“ENSINAR O QUE NÃO SE SABE,” A isso o autor chamou de pesquisar, ou seja, ensinar a pesquisar, uma aventura por um mar que ninguém maisconhece, isto é, a busca do conhecimento.
O autor fala da ultima idade que é a do esquecimento, desaprender os saberes que havia aprendido, ou seja, quandoparamos de aprender, não buscamos mais o conhecimento, paramos de pesquisar, quando a própria idade, a memória falha e a velhice nos impede de prosseguir.
tracking img