Resumo do livro "O monge e o executivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTORIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA

CAPITULO I - AS DEFINIÇÕES

O livro conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe num certo instante que está fracassando nas outras áreas de sua vida: saúde, relacionamentos e até mesmo, sem muita consciência disso, na espiritualidade.
Procura então as respostas num mosteiro, sob aorientação do monge Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo depois da morte de sua esposa e resolveu se tornar monge e passa a se chamar irmão Simeão.
O monge, com sua sábia vivência, ensina, em sete dias, ao executivo John Daily e outros quatro dirigentes de diferentes áreas de negócios, como alcançar a liderança e não o poder; vai auxiliá-los a refletir sobre os conceitosde autoridade conquistada através do amor, dedicação e sacrifício; respeito; responsabilidade e cuidados com as pessoas - virtudes indispensáveis a um grande líder.
Além de outras atividades todos os dias pela manhã John e mais cinco participantes tinham aulas com irmão Simeão sobre os princípios de liderança.
Simeão diz na primeira aula que ouvir é uma das habilidades mais importantes que umlíder pode escolher para desenvolver. Um dos participantes pergunta por que Simeão utiliza as palavras líder e liderança e evita gerente e gerência, ele explica que gerência não é algo que você faça para os outros, você gerencia seus recursos, você pode gerenciar a si mesmo, mas não gerencia seres humanos, gerencia coisas e lidera pessoas.
Simeão também falou sobre a diferença entre poder eautoridade, onde Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, ou seja, faça isso senão... e Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Mais tarde falou sobre as qualidades que um líder precisa ter e o desafio do líder éescolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados, às vezes é necessário mudar os hábitos, o caráter e a natureza para ser um bom líder.




CAPITULO II - O VELHO PARADIGMA
Simeão conversa com John sobre sua mania de interromper as pessoas quando elas falam e de como ele deveria trabalhar isso. Simeão em outra aula falou sobre Paradigmas que são padrões psicológicos, modelos ou mapasque usamos para navegar na vida, eles podem ser valiosos, mas podem se tornar perigosos se os tornarmos verdades absolutas. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.
Em outra aula falaram sobre as necessidades humanas comparada com a teoria das necessidades humanas de Maslow, onde as necessidades do nível mais baixo devem ser satisfeitasantes das necessidades de nível mais alto, assim pagar um salário justo e dar os benefícios satisfariam as necessidades de comida, água e teto, as necessidades da segunda camada, segurança e proteção exigiriam um ambiente de trabalho seguro, juntamente com o fornecimento de limites e o estabelecimento de regras e padrões.
CAPÍTULO III - O MODELO
No encontro matinal de terça feira, Simeão perguntaa John o que ele tem aprendido? John confessa sua irritação com Greg que está incrédulo com os ensinamentos de Simeão, e pergunta porque ele não impede que Greg assista suas aulas. Então Simeão conta sobre a difícil lição que ele teve de seu primeiro mentor de negócios, sobre a importância da opinião contrária.
Ele era muito jovem quando foi vice-presidente de uma empresa, e ele defendia a todocusto a teoria de administração mais democrática e aberta. E os outros dois vice-presidentes exigiam políticas e procedimentos mais duros.
Nas reuniões, quando se tratava questões dos empregados eles entravam em tremendos conflitos. Um após uma acalorada reunião ele perguntou ao Presidente da empresa porque não despedia os outros dois vice-presidentes, para que as reuniões ficassem mais...
tracking img