Resumo do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONGE E O EXECUTIVO
O LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO conta a história de John Daily, um homem de negócios aparentemente bem-sucedido mas que começou a ter problemas em várias áreas da vida.Relutante mas vencido pela insistência da mulher Rachel, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra um ex-executivo que tinha desaparecido do mundo dos negócios há muito tempo.Tratava-sede Leonard Hoffman, que agora era um dos frades chamado de irmão Simeão e quem iria ministrar as aulas daquela semana.
No primeiro capítulo intitulado de As Definiçõeso autor aborda as definições de liderança que é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.Também foi mostrada a diferença entrepoder e autoridade, enquanto poder é“a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou froça mesmo que a pessoa preferisse não fazer”, autoridade é “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.Foi mostrado também como cada uma das atitudes mostradas atrás são usadas, ora o poder, quando asituação exige-o,ou para colocar limites, ora a autoridade para influenciar e conseguir êxito.Também foi pecebido o perfil de cada um dos personagens através da fala e opiniões dadas.
O segundo capítulo, O Velho Paradigma,foi discutido sobre o comportamento das pessoas como numa abordagem psicológica, sobre as necessidades humanas que vão além do dinheiro, pois segundo o autor “não são as coisasmateriais que nos trazem alegria na vida pois “os maiores prazeres da vida são totalmente grátis”.Foi destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e por último, liderar é servir.Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é preciso definir a diferença entre necessidade e vontade. “Uma vontade é simplesmente um anseio que nãoconsidera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja”. Já uma necessidade é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano”.Também foi falado sobre a velha Estrutura Organizacional, baseada no antigo paradigma, que era o seguinte:
E proposta a nova Estrutura Organizacional que deveria existir:
O terceiro capítulo, O Modelo,apresenta o novo modelo deliderança.Voltando à definição de liderança: é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Depois de muita conversa surge o questionamento de quem teria sido o maior líder de todos os tempos. “Não conheço ninguém vivo ou morto, que possa chegar perto de Jesus Cristo.Ninguém pode negar que Jesus Cristoinfluenciou bilhões, hoje e ao longo da história.Jesus simplesmente disse que para liderar você tem que servir. Jesus não usava o estilo de poder porque não tinha poder, ele influenciava o outro porque tinha autoridade” – foi a fala do Irmão Simeão.Foram citados vários personagens históricos que também usaram apenas a influência e foram mundialmente conhecidos e seguidos: Martin Luther King, Madre Terezade Calcutá, Buda, São Francisco de Assis, Gandh.Também nesse capítulo é proposto um modelo de liderança, chamado de Modelo de Segurança e era o seguinte:

No quarto capítulo, O Verbo, na conversa entre John e Simeão é abordada a
relação entre liderança e religiosidade.Segundo irmão Simeão, “todos nós somos religiosos. Todos nós temos alguma espécie de crença a respeito da origem, natureza efinalidade do universo. Nossa religião é simplesmente nosso mapa, nossos paradigmas, as crenças com que respondemos às difíceis questões existenciais. Tudo na vida é relacional, tanto verticalmente para Deus quanto horizontalmente para o próximo”.É falado sobre os vários tipos de amor descritos na Bíblia, dentre eles, o agapé, que os gregos usavam para descrever um amor incondicional, baseado no...
tracking img