Resumo do livro "O Caso dos Exploradores de Caverna"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Alina Souza de Oliveira

Resenha sobre o livro “O caso dos Exploradores de Caverna”

O livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, do escritor Lon L. Fuller aborda uma situaçãofictícia que nos faz refletir sobre o direito.
O fato ocorre no ano de 4300. Na história, os quatro réus e a vítima Roger Whetmore eram membros da Associação de Espeluncologia. Em maio de 4299 os mesmosacessaram o interior de uma caverna de rochedo calcário e, quando se encontravam bem distantes da entrada, houve um deslizamento, obstruindo-a.
O resgate foi extremamente difícil, e frustradodiversas vezes em decorrência de novos deslizamentos. Em um deles, dez trabalhadores morreram enquanto tentavam desbloquear a entrada.
No vigésimo dia, obtiveram a informação da equipe médica que tinhampoucas chances de sobrevivência sem alimento, durante os dez dias necessários para resgatá-los, desde que não houvesse um novo deslizamento. Não havendo outra hipótese, resolveram tirar a sorte parasaber quem seria sacrificado para salvar os demais.
Eles foram resgatados no trigésimo segundo dia, e soube-se que no vigésimo terceiro dia Whetmore fora imolado, servindo de alimento para ossobreviventes.
Após o resgate e depois de terem sido submetidos a um tratamento para desnutrição e choque emocional, foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore. No julgamento, foram condenados àforca, e a legislação nacional não permitia nenhuma amenização relativa à pena a ser imposta. No Superior Tribunal houve empate nos votos, incluindo uma abstenção e, portanto, foi mantida a condenação, eos réus deveriam ser executados no dia 02/04/4300.
Analisando a história, concluo que os acusados deveriam ser absolvidos, pois eles se encontravam em uma situação onde não havia mais esperança, seuestado psicológico e físico estava seriamente comprometido devido à falta de nutrientes.
As autoridades presentes foram questionadas e se abstiveram de pronunciar-se sobre a questão.
O Direito é...
tracking img