Resumo do livro transformando suor em ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX MILLIAN

*Transformando Suor em Ouro*

Primeiramente vou relatar como foi para mim fazer a leitura deste livro que sem dúvida, vai me ajudar muito na minha experiência como líder.
Quando foi passado esse desafio de leitura deste livro, me senti totalmente desafiado, pois não tenho hábito de fazer leituras deste tipo, e hoje percebo que estava em minha zona de conforto, tolice aminha, pois fazendo essa leitura , pude perceber mais uma vez que realmente devemos investir mais tempo de qualidade na nossa profissão e sem dúvida nenhuma valorizar uma boa liderança.
Pude perceber mais uma vez a importância da preparação e do treinamento, pois lendo este livro percebemos que esse é o grande diferencial do Bernardinho, por isso, devemos cada vez mais acreditar e praticar essespilares no nosso dia a dia.
Inevitável não admirar o trabalho do Bernardinho. Fico imaginando a cabeça daqueles atletas que em alguns momentos, deveriam ter sentido muita raiva do seu técnico, mas com certeza, em vários outros, orgulho de te-lo como treinador, pois é um líder exemplar, treinador e um verdadeiro vencedor.
A partir de hoje, com certeza irei ver os seus jogos com outros olhos,torcendo cada vez mais para seu sucesso.Agora incentivo outras pessoas a fazerem a leitura desse livro.
Antes mesmo de começar a fazer a leitura do primeiro capítulo, já li uma parte que mexeu muito comigo: “Há líderes que inspiram pelo discurso, outros pelo que fazem e conquistam.”O estilo de liderança dele inclui esses dois elementos, a comunicação e a ação.
Em seu primeiro capítulo, ele nosensina uma equação bem simples: Trabalho + Talento=Sucesso. Ele aposta no esforço, na perseverança, na disciplina e na obstinação.É melhor lapidar até a exaustão o talento médio( e determinado) do que tentar polir o diamante preguiçoso que não quer ser polido, ou seja , é melhor treinar uma pessoa que tenha vontade, do que um inteligente preguiçoso.
Se pararmos para analisar, realmente são aspessoas que fazem a diferença, por isso, ter as pessoas certas em nossa equipe é fundamental.
Outra frase que me fez refletir bastante foi “Vencer , realmente, pode não ser tudo, mas se empenhar pela vitória é o que na verdade, se quisermos montar uma grande equipe , precisamos ter pessoas certas, pois só assim conseguimos ter sucesso.
Dá gosto de ver como Bernardinho se refere ao pai, um modelo decaráter, lealdade, ética, e de respeito às pessoas. “São coisas que não se compram, pois não estão a venda “ e eu concordo plenamente, pois também fui criado em cima desses conceitos.
Uma dica importante que o experiente Bené, técnico de Bernardinho nos dá é que devemos conhecer as pessoas de nossa equipe, pois assim fica muito mais fácil motivá-las.
Quando Bernardinho relata sobre a geração deprata, vimos um exemplo de superação, a do jogador Cafu, pois após ter sido reprovado mais de 10 vezes, não desistiu e chegou aonde chegou, logo em seguida descobrimos uma das coisas que mais irritam Bernardinho: o desperdício de talento e isso é uma coisa que devemos ter uma atenção redobrada, pois é responsabilidade nossa. Infelizmente aquela geração conhecida como a de “prata”, não conseguiu odesejado ouro e junto com a medalha de prata, vieram algumas perguntas: “Por que prata e não ouro e Bernardinho respondem: Será que não caímos na armadilha do sucesso Será que não entramos na partida confiantes demais
Ser Bom não é o mais importante, e sim estar bem preparado e talvez tenha sido isso que atrapalhou aquela equipe a conquistar o ouro.
Logo depois surgiu uma oportunidade paraBernardinho treinar um equipe, seu primeiro desafio como técnico.Ele foi convidado a treinar a equipe feminina do Peru. Como Bernardinho tem característica a ousadia, aceitou, porém o time estava em último colocado.Muitos acreditavam que seria uma missão impossível, porém ele conseguiu resgatar esse time da colocação que estava.Então Bernardinho começou a estipular sua maneira de trabalhar , e sua...
tracking img