Resumo do livro: totem e tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro Totem e tabu, Freud nos alerta com relação à obscura percepção interior de nosso eu, nossos pesnamentos projetados no exterior visando o futuro. Elementos tais como imortalidade, castigos,vida após a morte são reflexos do interior profundo do nosso psiquismo e que são exteriorizados nos campos religiosos e relacionais da vida. Os homens, reunidos em bandos, obedecem pela força, a umpai violento,ciumento, que guarda para si e expulsam seus filhos a medida que crescem. Prevalecendo a lei do mais forte, não havendo laço afetivo. Esses filhos se revoltam e unidos extermina o“dominador, ou seja, o pai”.
Ele faz uma significativa contribuição à antropologia social remontando a origem das instituições sociais e culturais; Ele relata os ritos dos primitivos e faz uma breve comparaçãocom a neurose, que esta relativamente ligado ao totemismo em ração ao desejo no seu significado original nos mitos e nos costumes dos povos.
“A psicanálise dos seres humanos de per si, contudo,ensina-nos com insistência muito especial que o deus de cada um deles é formado à semelhança do pai, que a relação pessoal com Deus depende da relação do pai em carne e osso e oscila e se modifica deacordo com essa relação e que, no fundo, Deus nada mais é que um pai glorificado”.
Abrangiu questões ligadas à origem da instituição religiosa e moral, retrocedo em alguns aspectos visando frisar que asproibições incestuosas impelidas aos membros da tribo totêmica referiam-se a fortes inclinações à consumação do ato e que tal sentimento, entre eles, era abordado de forma absolutamente desconfortantepelo fato de terem que entrar em contato com tais Tabus que, em suas origens, remontavam os seus desejos mais obscuros e prementes. A necessidade de proibir o incesto, quiçá, – tenha partido pelaobservância da imensa inclinação incestuosa que havia entre eles. Logo nos pomos diante da ambivalência que havia e há no Tabu: a proibição de algo que nos é intimamente desejado.
Verificamos que o...
tracking img