Resumo do livro:rosa, m. psicologia evolutiva - psicologia da idade adulta. vol.4, petrópolis: vozes, 1990.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO:
ROSA, M. Psicologia evolutiva - Psicologia da idade adulta. vol.4, Petrópolis: Vozes, 1990.

ADULTO JOVEM
(DOS 20 AOS 40 ANOS)

1 - CARACTERÍSTICAS DESSE ESTÁGIO EVOLUTIVO:
* Preponderância das normas etárias na influência do comportamento dos adultos. Sanções sociais relacionadas com normas etárias adquirem uma realidade psicológica.
* Assumir funções que a sociedadeespera do adulto - enfrenta ajustamentos pessoais e sociais: profissão, casamento, etc.
* Fase criativa - libertos dos sistemas educacionais e do protecionismo dos pais.
* A vida torna-se mais racional e ordenada.
* Dos 20 aos 30 anos - período áureo da capacidade física: agilidade, rapidez, força.
Dos 30 aos 40 anos - primeiros sinais de envelhecimento: o tecido gorduroso começa a aumentar,obesidade (controle mais difícil).

2 - TAREFAS EVOLUTIVAS DO ADULTO JOVEM.
Segundo Havighurst, as principais tarefas evolutivas são:
1 - escolha de um cônjuge; 2 - aprender a viver com o cônjuge escolhido; 3 - iniciar a própria família; 4 - educar a família; 5 - dirigir o lar; 6 - estabelecer-se profissionalmente; 7 - assumir responsabilidades cívicas e 8 - encontrar um grupo social.* Aprender a ser independente e responsável por suas próprias decisões. O indivíduo experimenta um senso de insegurança, por lhe faltar o apoio que até então estava habituado a receber dos pais e da família em geral.
* SOLIDÃO  devida ao fato dessa faixa etária representar uma espécie de transição de uma sociedade em que o indivíduo era julgado à base de sua idade, para uma situação em que ele éjulgado por seu status social

3 - VOCAÇÃO E PROFISSÃO
* O ajustamento profissional do indivíduo é de suma importância para seu bem-estar pessoal e tem ampla importância para a vida da família e a sociedade.
* O sucesso do indivíduo nesse processo de ajustamento depende de uma escolha profissional adequada - desejo de encontrar um trabalho que dê senso de identidade.
* O trabalho podesignificar:
 prestígio e reconhecimento social - base de respeito próprio e do senso de dignidade pessoal.
 oportunidade de participação social
 satisfação interior e auto-expressão criativa.
 meio de assegurar a manutenção e sobrevivência.
* O ambiente e as condições de trabalho também são importantes para o bom ajustamento profissional.
* Se não atinge a realização profissional até ameia idade é mais difícil porque o indivíduo está mais preocupado com sua segurança pessoal e o bem estar de sua família.

4 - O CASAMENTO
* Responsabilizar o indivíduo por sua atividade procriativa.
* Sentir-se desejado e valorizado
* Para muitas pessoas o casamento é um problema de conformidade social. Ninguém gosta de se sentir diferente. A sociedade estabelece o casamento como condição departicipação em certos privilégios (não querer parecer imaturo).
4.1 - Motivos porque se casam:
* necessidade de amor * segurança emocional e econômica * desejo de ter em lar e seus próprios filhos * fuga da solidão * fuga de uma situação familiar desagradável * companheirismo *atração sexual * posição social e prestígio * interesses comuns, etc.
4.2 -Ajustamentos típicos à vida matrimonial:
• Ajustamento ao próprio cônjuge
* Reconhecer e aceitar as diferenças individuais existentes. Ter capacidade de reconhecer no outro o direito de ser ele mesmo.
* Procurar um denominador comum e dar maior ênfase aos pontos de semelhança do que às divergências. Interesses comuns e sistema de valores semelhantes.
• Ajustamento financeiro
• Ajustamento àsfamílias de origem
• Ajustamento à paternidade/maternidade
* Segundo Erikson, a crise psicossocial do adulto jovem consiste essencialmente em alcançar o senso de intimidade com outros adultos da mesma idade, principalmente com outro indivíduo do sexo oposto. Quando essa intimidade é alcançada e o indivíduo mostra que é capaz de compartilhar significativamente o que ele é com o outro, ele pode se...
tracking img