Resumo do livro pesquisa qualitativa em cinencias humanas e sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência Bibliográfica:
CHIZZOTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis – RJ: Ed. Vozes,2006.
Título:
Parte II - etnografia
Estratégia de pesquisa:Etnografia

Conceito :
Analisando a etimologia da palavra, graphein, quer dizer descrever e ethnos, estrangeiro, bárbaro e depois foi utilizado para descrever um grupo cultural. Foi apropriada como umaantropologia descritiva dos modos de vida da humanidade, e introduzida como um modo de descrição social científica de uma pessoa ou da configuração cultura de uma população.

Características :
Suacaracterística principal está na descrição ou reconstrução cultural de pequenos grupos, para fazer um registro detalhado de fenômenos singulares, a fim de recriar as crenças, descrever práticas eartefatos, revelar comportamentos, interpretar os significados e as ocorrências nas interações sociais entre os membros do grupo em estudo.
O pesquisador deve permanecer em campo envolvido, durante umperíodo durável, na vida cotidiana dos membros de uma comunidade ou grupos homogêneos, geograficamente determinados, partilhando de suas práticas, hábitos, rituais e concepções, sem pré-julgamento oupreconceitos pessoais para compreender a cultura dos grupos. Tal proximidade habilita o pesquisador a alcançar um conhecimento íntimo e amplo do grupo, apreendendo não só o que ocorre no local, mastambém como é visto, construído e usado pelos mesmos.
O pesquisador introduz-se no grupo, ocupando um lugar usualmente inexistente, ou “acultura-se” ao grupo como um membro natural, a fim de colher ossignificados contextualizado (...)
As etnografias, pela sua natureza, privilegiam microestudos de unidade, ou atividades de grupos bem delimitados, que são mais compossíveis que macrogrupos commultiplicidade de interações.
A coleta de dados em etnografia utiliza uma variedade de estratégias e diversidade de técnicas, a partir de observações participantes e contextualizadas e de anotações...
tracking img