Resumo do livro pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Pai Rico, Pai Pobre
“Pai, como é que a gente fica rico?” É com esta pergunta que começa “Pai Rico, Pai Pobre”. O livro conta a história do próprio autor: Robert Kiyosaki.
Nascido no Havaí nos anos 50, Kiyosaki aos nove anos foi vítima de um choque econômico-cultural respeitável. Seu ‘pai pobre’ (o pai biológico, um professor universitário) o estimulava a seguir caminhos conhecidos.Estudar muito, tirar boas notas, conseguir um bom emprego numa grande corporação e garantir segurança.
Seu ‘pai rico’ (na verdade o pai de Mike, seu melhor amigo) era o oposto. Um homem sem formação acadêmica, sem cultura formal, rude e básico. No entanto, com um profundo tino para os negócios, ensinou ao jovem Kiyosaki as regras de funcionamento do dinheiro. Seguindo os conselhos do ‘pai rico’,hoje Kiyosaki é milionário.
Robert e seu amigo Mike estudaram em uma escola pública onde todas as crianças dessa escola eram filhos de pessoas ricas. Os outros meninos não queriam brincar com eles, pois Robert era pobre. Eles então perguntaram ao pai de Mike (Pai rico) como poderiam ganhar dinheiro, ele concordou ensinar, mas do seu jeito, e não como ensinam nas escolas.
Foi a partir desse momentoque Robert e Mike começaram a trabalhar e estudar como o pai rico, que lhes ofereceu um emprego em uma de suas lojas.
O pai rico mostra a importância de termos objetivos e persistência, e que devemos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós ao invés de trabalharmos para o dinheiro.E não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda.
Para chegar a ser rico, é necessário adquirir certosconhecimentos financeiros. Às vezes, até a diferença entre ativos e passivos é confusa.

Os ativos geram dinheiro, enquanto os passivos consomem dinheiro. Quando se emprega o dinheiro em ativos, como: ações, bônus e propriedades, é possível ganhar dinheiro.

Os passivos são coisas que custam dinheiro. Um carro perde 25% do seu valor no mesmo dia em que é comprado. Além disso, existem muitosoutros gastos associados a este passivo, tais como: seguro, registro, custos com manutenção e pagamento de empréstimos.

Segundo Robert, esta é a regra número um e é também extremamente simples: ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso e passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.
Infelizmente, segundo o “Pai Rico”, as pessoas não sabem distinguir um ativo de um passivo. Os ricos adquiremativos, enquanto que os pobres e a classe média adquirem passivos pensando que são ativos.
Moral da história: você tem que adquirir “ativos”, que coloquem dinheiro no seu bolso. Se seus ativos colocam dinheiro no seu bolso, o seu dinheiro está trabalhando para você e não o inverso.
Robert diz que um profissional deve se preocupar em apreender, em ampliar seus conhecimentos, independente donegócio que venha escolher. Não devemos trabalhar pensando exclusivamente em um salário melhor ou em um emprego mais estável, mais duradouro, porque se nos especializarmos em uma única área ficaremos dependentes deste mercado, e por tanto, vulnerável profissionalmente.
Devemos desenvolver habilidades e conhecimento gerais que nos servirão para administrar o nosso negócio. Algumas habilidades comovendas e entendimento de organização são básicas para que qualquer atividade possa ter sucesso.
Se você aprender a vender bem a sua idéia, independente de qual seja, terá sucesso. Se você aprender a administrar bem o seu negócio, na área financeira, pessoal, independente de qual seja, terá sucesso.
Quanto melhor você se comunicar, negociar a administrar mais sucesso terá. Devemos aprender que tambémdevemos ser eternos alunos e eternos professores, que devemos dar para poder receber.
Mesmo as pessoas alfabetizadas financeiramente, podem ter problemas para sua independência financeira. Algumas razões são:Medo - Não existe nada de errado em perder dinheiro, o importante é ter a coragem de encarar o medo e o risco.
Nunca encontraremos um vencedor que nunca passou por perdas e fracassos....
tracking img