Resumo do livro pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo um
Pai rico, pai pobre.
Tive dois pais, um rico e outro pobre. Um era muito instruído e inteligente fizera um curso de graduação o outro não havia concluído o segundo grau. Ambos foram homens bem sucedidos em suas carreiras e trabalharam arduamente durante toda vida.
A influência de dois pais, ambos os homens fortes era uma situação complicada. O contraste entre duas ideias,especialmente no que se referia ao dinheiro, era tão extremo que eu ficava curioso e intrigado. Comecei a pensar profundamente sobre o que cada um deles dizia.
Uma das razoes pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres, mais pobres e a classe média luta com as dividas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola. Muitos de nos aprendemos sobre o dinheiro com os nossos pais. O quepode dizer um pai pobre a respeito de dinheiro para seu filho? Ele diz simplesmente “fique na escola e estude muito”.
O dinheiro não é ensinado nas escolas. As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não nas habilidades financeiras. Isso explica por que médicos, gerentes de bancos e contadores que tiveram ótimas notas quando estudantes terão problemas financeirosdurante toda vida. Nossa impressionante divida nacional se deve em boa medida a políticos e funcionários públicos muito instruídos que tomam decisões financeiras com pouco ou nenhum treinamento na área do dinheiro.
Como uma nação sobrevivera se ensinar sobre dinheiro continuar sendo tarefa dos pais, cuja maioria será ou já é pobre?
Como tive dois pais a me influenciar, aprendi com ambos. Tive querefletir sobre os conselhos da cada um deles e ao fazê-los percebi o poder e o impacto dos nossos pensamentos sobre nossa própria vida. Por exemplo, um pai costumava falar “não da para compra isso”. O outro proibia o uso dessas palavras e insistia que eu falasse: “o que posso fazer para comprar isso?”. Um deixa você sem alternativa, o outro obriga você a refletir. O pai rico explicava que ao falar“não da para comprar isso” seu cérebro para de trabalhar, ao perguntar “o que posso fazer para comprar isso?”, você põe seu cérebro trabalhando.
Embora ambos pais trabalhassem com afinco, observei que um deles tinha o habito de por seu cérebro a dormir quando o assunto era dinheiro e o outro tinha costume de exercitar seu cérebro. O resultado era que ao longo do tempo, um dos pais ficava maisforte financeiramente e o outro enfraquecia.
Um dos pais recomendava: “estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa.” O outro dizia: “estude arduamente para poder comprar uma boa empresa.”
Ambos os pais pagavam suas contas no prazo, mas um deles pagava em primeiro lugar enquanto o outro deixava para ultima hora.
Um deles acreditava que a empresa e o governo deveriam cuidar de você ede suas necessidades. Estava sempre preocupado com os aumentos salariais, planos de aposentadoria, benefícios médicos, licenças de saúde, férias e outros benefícios.
O outro pai acreditava na auto- suficiência financeira. Ele sempre se manifestava contra a mentalidade dos direitos e falava que isso estava criando pessoas fracas e financeiramente necessitadas.
Um dos pais lutava para pouparalguns poucos dólares. O outro simplesmente criava investimentos.
Ter dois pais fortes me proporcionou o luxo de observar o impacto de diferentes formas de pensar sobre a própria vida. As pessoas moldam suas vidas por meio de seus pensamentos.
O poder de nossos pensamentos nunca poderá ser medido ou avaliado, mas desde jovem se tornou obvio para mim a tomada de consciência de meus pensamentos e daforma como me expressava. Quando garoto, tendo dois pais, me tornei consciente de que deveria ser cuidadoso com os pensamentos que decidisse adotar aos meus.

Capitulo dois
Lição 1: os ricos não trabalham pelo dinheiro
Era o ano de 1965. Eu tinha nove anos. Por algum golpe de sorte, eu frequentava a mesma escola publica onde estudava os filhos dos ricos.
Mike e eu éramos os únicos garotos...
tracking img