Resumo do livro logicomix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGICOMIX – Uma Jornada Épica em Busca da Verdade

A história conta a vida do filósofo Bertrand Russel, que viveu em função da busca de uma verdade lógica e matemática de encontrar uma base de fundamentos, mas ela tenta conter outra história dentro dela mesma, pois são alguns personagens atuais que vão moldando a história de maneira que o leitor possa entender melhor sobre filosofia, hádiversas intervenções com exemplos do cotidiano e referências a mitologia, paralelamente a história principal que é a da vida de Russel.

Russel, quando questionado por um grupo de protestantes, contrários ao apoio dos Estados Unidos à Inglaterra pela luta contra o nazismo, resolveu tentar dar-lhes ferramentas para que eles decidissem por si mesmos. Através de uma palestra do que de início seria sobre“O papel da Lógica nas questões humanas”, passou a ser sobre, além disso, sua experiência com a matemática, a lógica e também de sua vida pessoal, com uma história de vida trágica, cheia de emoções, problemas e polêmicas. Conta desde sua vida durante a infância até a vida adulta, e a busca da verdade através da matemática e da lógica nesses diferentes momentos de sua vida.

Seu envolvimento com amatemática começa quando um de seus tutores, quando criança, lhe explica como a matemática é capaz de responder diversas perguntas sobre o que acontece na natureza e também lhe “apresenta” a Euclides. A partir desse ponto ele começa a buscar respostas através da matemática, mas se decepciona ao descobrir que ela sozinha não era capaz de lhe dar o que precisava, assim acaba conhecendo a filosofiae tenta unir as duas ciências para achar suas sonhadas verdades.

Nessa sua busca pelos fundamentos da matemática, ele conhece Alfred North Whitehead, que mais tarde se torna parceiro na publicação dos fundamentos da matemática que eles batizaram de Principa Mathematica, conhece também  Gottlob Frege e George Cantor.

Algum tempo depois Russel descobre um paradoxo na teoria dos conjuntos deCantor, algo que mudou o mundo na matemática, e ele mesmo diz que foi o grande feito dele na matemática, a partir Russel e Whitehead começam a escrever a Principa Mathematica, que levou muitos anos para se concluir, já que Russel sempre achava que suas premissas não era sólidas o suficiente para dar base a seus fundamentos.

A partir desse ponto entre em cena o então jovem Wittgenstein, que passaa questionar as premissas que levaram a elaboração do Principia Mathematica, isso começa a intrigar Russel, que sente novamente dúvidas em relação ao seu trabalho.

Logo após esse período, começa a Primeira Guerra Mundial, e Wittgestein resolve servir o exercito e ir a campo a campo de batalha, para assim ter novas e diferentes experiências, dizia ele que o ajudaria a testar diversas questõeslógicas, assim foi dito e feito. Ao mesmo tempo Russel também se viu em uma situação difícil, foi condenado á seis meses de reclusão, pois havia se engajado em uma luta contra o alistamento compulsório, além de incitar as pessoas a se oporem à guerra, alias esse era o motivo pelo qual aqueles protestantes estavam assistindo àquela palestra.

Quando retorna do campo de batalha, Wittgestein afirmater resolvido todos os problemas da filosofia. Criticando novamente as premissas do “Principhia”, dizendo que havia falhas nas elaboração dos fundamentos para a lógica utlizada, na teoria dos conjuntos, dizia que havia paradoxos e que a lógica era vazia e não podia dar conta da realidade. Já no seu ele conseguia delimitar a linguagem, portanto o pensamento, mas que todos os fatos científicos queconheciam até então, eram insuficientes, são até hoje, insuficientes para entender o significado do mundo. Esse livro se chamava “Tractatus Logico-Philosophicus”, o que abalou os sonhos de Russel de obter certezas.

Mesmo dedicando muita parte de seu tempo a filosofia, Russel se comovia com a vida, na parte final do livro, por exemplo, em que ele tem um filho com sua segunda esposa, e afirma...
tracking img