Resumo do livro iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO IRACEMA:

I – Martim está numa jangada com Poti e o seu cachorro de estimação. De repente, ele ouve alguém gritar o nome de Iracema e chora.
II – Iracema está junto à natureza, banhando-se, quando Martim a surpreende. Ela atira uma flecha nele, que apenas o machuca. Se arrepende, pede perdão e pergunta de onde ele vem. Ele diz que é de terras distantes. Ela o levaaté a aldeia.
III – Iracema leva Martim até o Pajé, que o recebe com muita hospitalidade e lhe diz que ele foi trazido por Tupã. Por conta disso, o pajé, pai de Iracema, diz a Martim que ele pode ter fartura e mulheres da aldeia quando quiser.
IV – Iracema vai à barraca de Martim com as índias que o servirão. Ele diz que queria Iracema. Ela diz que deve permanecer virgem. Ele sai da cabana, elao busca e pergunta porque estava indo embora. Ele responde que queria ver os amigos. Iracema postula a Martim que fique ate seu Irmão Caubi voltar da caça para que o ajude a encontrar os amigos. Voltam à cabana e ele dorme escutando Iracema cantar.
V – Irapuã prepara todos para a guerra contra Martim. Andira, um velho guerreiro, propositalmente deixa o tacape de Irapuã cair no chão. Esta atitudedemonstra que Andira não quer guerra. Irapuã, que acha que o melhor meio é a guerra, xinga-o.
VI – Martim acorda. Iracema pergunta se há uma noiva o esperando. Ele diz que sim, mas que prefere Iracema a ela. A índia leva o estrangeiro para um bosque de juremas. Ela dá a ele uma bebida alucinógena. Eles têm um momento de romance. Ele adormece.
VII – Irapuã surge no bosque e diz que está comciúmes por Iracema estar acompanhando Martim. Ele diz que, quem sabe se matar Martim e chupar seu sangue, Iracema talvez o queira. Iracema diz que nunca se entregará a Irapuã. Aponta uma flecha para ele e diz que não o deixará machucar Martim. Irapuã vai embora mas jura vingança.
VIII – Martim acorda e vê Iracema triste. Ela diz que é porque o estrangeiro partirá assim que Caubi, irmão de Iracema,chegar. Martim diz que fica, para vê-la feliz. Ele diz que quer deitar-se com ela, ela diz que quem a possuísse morreria e ela, logo depois. Ele diz que vai embora para mantê-la em segurança.
IX – Martim avisa ao Pajé que ele vai embora. Eles preparam as coisas para a partida do estrangeiro. Iracema dá a ele uma rede. Iracema se despede de Martim com um beijo.
X – Iracema está triste. Ouve o gritode guerra de Caubi e sai correndo saber o que está acontecendo. Caubi estava protegendo Martim de Irapuã e do resto dos guerreiros. Caubi diz para Iracema levar Martim até a cabana do Pajé. Martim peita Irapuã e diz que não derramaria sangue em terra hospedeira. Os guerreiros afastaram Caubi e Iracema e estavam para enfrentar Martim quando soou o grito de guerra dos pitiguaras (tribo inimiga dostabajaras).
XI – Os guerreiros tabajaras procuraram os pitiguaras. Irapuã, pensando que fosse armação de Iracema para salvar Martim, vai até a cabana para matar o estrangeiro. Araquém, o pajé, o defende, dizendo que ele é hóspede de Tupã. Irapuã diz que Iracema se entregou para Martim. Araquém diz que, se isso acontecer, Iracema morre. Para proteger Martim, o pajé abre um buraco na terra com aajuda de Tupã.
XII – Martim sussurra para Iracema que o soar dos pitiguaras era de seu amigo, Poti. Martim diz que precisa falar com ele. Iracema o proíbe, por causa do perigo de Irapuã. Ela vai, no lugar do estrangeiro, falar com Poti.
XIII – Iracema fala com Poti, fala sobre a ira dos tabajaras para com Martim. Poti avisa que irá salvar o amigo. Ele ouve ruídos na floresta e sai a procurar dequem são. Ela volta à cabana. Martim lhe diz que sairá para ajudar Poti. A índia o alerta para a perseguição de Irapuã. Irapuã e os guerreiros planejam matar Martim, mas Caubi os impede e abre um buraco na terra. Iracema e Martim entram na gruta feita.
XIV – Caubi continua protegendo Martim. Poti fala com Martim na gruta através de Tupã. Iracema tem um plano: quando todos estiverem dormindo, após...
tracking img