Resumo do livro iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro Iracema de José de Alencar

A historia conta sobre um guerreiro branco chamado Martim, amigo da tribo pitiguaras, que durante um caçada ficou perdido durante três dias no interiorda mata e veio a se encontrado por um índia de nome Iracema pertencente a tribo dos tabajaras inimiga dos pitiguaras.
A moça trouxe Martim para a cabana de seu pai, o pajé Araquém, onde ele ficouhospedado e cortejado pelas índias, reparando que entre elas não estava Iracema.
Naquela noite a tribo tabajara comemorava a chegada de seu chefe Irapuã, vindo pra comanda a luta contra seus inimigospitiguaras, Martim aproveitou o momento e resolveu ir embora, mas no caminho encontrou com Iracema triste que pediu que ele ficasse até o dia seguinte.
No dia seguinte Martim se preparava para umbatalha contra os pitiguaras que permitiam a entrada de brancos em sua tribo. Martim foi passear com Iracema e percebeu uma tristeza do moço que havia de ser por falta de sua noiva. Então Iracema deu aMartim uma bebida com o propósito de ele ver sua noiva. Ele adormeceu e sonhou com a índia Iracema. No momento que ela iria abraçá-lo aparece Irapuã e declara seu amor a índia e morte a Martim.
Nodia em que Martim havia se despedido da tribo e já estava a caminho de volta acompanhado por Caubi, irmão de Iracema, perceberam que Irapuã havia saído à sua captura. Então se esconderam numa cabana,Martim e Iracema. Irapuã desistiu depois de ter ouvido os gritos de Tupã, que sem saber era do pai de Iracema.
Naquela noite Martim desejava ter Iracema e tomou um vinho e dormiu. Sonhava com aíndia, e o que acontecia em seu sonho estava acontecendo na realidade sem que ele percebe-se ele se tornou sua mulher.
Somente no outro dia no momento da despedida Iracema disse que o acompanharia e queera sua mulher.
Os dias se passaram Martim não quis ficar com os pitiguaras, pois Iracema era da tribo rival, então os dois e seu amigo Poti moravam numa cabana em outro lugar.
Os combates...
tracking img