Fichamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABREU, Bruno Soares de. Resíduos Sólidos Urbanos e seus aspectos Sociais, Econômicos e Ambientais – estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal Campina Grande. Campina Grande: UFCG, 2009, 86 p.

“A atual forma de desenvolvimento socioeconômico vem contribuindo com um consumismo desenfreado na população mundial, aumentando gradativamente a quantidade derejeitos que são descartados de forma irracional no meio ambiente.”
(ABREU, 2009, p.1)

“Atualmente, observa-se que os lixões a céu aberto continuam sendo os destinos da maior parte dos resíduos sólidos urbanos produzidos na grande maioria dos municípios existentes no país.”
(ABREU, 2009, p.1)

Segundo demajorovic (1995, apud ABREU, 2009, p.1 -2): “As ultimas décadas do século passado fora,marcadas pela busca constante de um modelo de gestão de resíduos sólidos municipais (...) organização para a cooperação e desenvolvimento econômico – a prioridade na gestão dos resíduos sólidos estava resumida apenas em garantir a disposição adequada.”

“Na segunda metade do século XVII, surge na Europa os primeiros movimentos que se preocupavam com questões ligadas a preservação de áreasnaturais, como reação degradação do ambiente promovida pela revolução industrial.”
(ABREU, 2009, P. 4)

“Grande parte dos problemas ambientais que estamos vivenciando hoje é conseqüência de tais atitudes, colocando a humanidade nos extremos dos limites. A partir de então surge á preocupação com o meio ambiente (...)”.
(ABREU, 2009, p.4- 5)

“Nos anos 70, o termo “ambiente” passou a constituir aagenda mundial no bojo da crise econômica na maioria das nações do planeta sejam elas desenvolvidas ou subdesenvolvidas”.
(ABREU, 2009, p.6)

“O modelo de desenvolvimento que atualmente existe no planeta vem esgotando os recursos naturais, proporcionando grandes níveis de poluição do solo, ar e água”.
(ABREU, 2009, p.6)

“Dessa maneira, visando respostas tais indagações, na década 70, com acrescente preocupação do futuro da humanidade, surge o conceito de desenvolvimento sustentável”.
(ABREU, 2009, p.7)

“O conceito de desenvolvimento sustentável deve ser observado como uma alternativa de crescimento econômico, no qual esta associada ao crescimento quantitativo, material e da economia”.
(ABREU, 2009, p.7)

“Vale salientar que, o desenvolvimento sustentável passou a serutilizado a partir do inicio da década de 90 servindo de um novo projeto de desenvolvimento da sociedade capitalista com intuito de garantir no futuro e também agora no presente a sobrevivência da humanidade e da natureza”.
(ABREU, 2009, p.7)

“Ultimamente, surge de maneira crescente à adesão a essa idéia mesmo de que de forma genérica e pouca precisa. É certo que a implementação do desenvolvimentosustentável percorre necessariamente um processo de discussão e comprometimento da sociedade como um todo”.
(ABREU, 2009, p.8)

“A Organização das Nações Unidas (ONU) é constituída por quase todos os paises do planeta. Seus representantes encontram-se periodicamente para discutir os temas mais importantes para a humanidade. Um desses temas é bastante repercutido na atualidade refere-se às questõesambientais”.
(ABREU, 2009, p.8)

“A primeira conferência a tratar das relações entre o homem e o meio ambiente foi a conferencia de Estocolmo realizada em 1972. Esta teve como objetivo conscientizar os paises sobre a importância de se promover o combate a poluição do ar, dos rios e dos mares”.
(ABREU, 2009, p.8 -9)

“A partir do que foi declarado em Estocolmo, a questão ambiental tornou-seuma preocupação mundial passando a fazer parte do que era negociado internacionalmente”.
(ABREU, 2009, p.9)

“Em junho de 1992, as Nações Unidas convocaram outra conferência a ser realizada no Rio de Janeiro, denominada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento”.
(ABREU, 2009, p.9)

“Na conferência do Rio foram produzidos documentos fundamentais ao conceito de...
tracking img