Resumo do livro free - o futuro dos preço capitulo 11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 11 – Voltando as Raízes da Economia
Como uma piada de um século se transformou na lei da economia digital
O matemático francês Antoine Cournot através de sua obra procurou demonstrar como se domina a produção dentro da empresa, levando em consideração a quantidade produzida, ou seja, numa produção é preciso tomar cuidado para que não aconteça redução de preço por interferência daconcorrência, uma vez que, na época desta publicação, em 1838, não se considerava um tema de grande importância, o que o deixou decepcionado e tão logo foi ignorado pelos membros da Escola Liberal Francesa, mas não desistiu e abordou o assunto mais afundo deixando sua marca registrada no século e falecendo em 1877.
Após a morte de Antoine Cournoy, sua obra foi vista por um grupo de economista, ondeperceberam que o estudo apontado tinha fundamento, e foi assim que o modelo de concorrência poderia ser reavaliado.
Já em 1883, Joseph Bertrnd, também francês e matemático, analisando a obra, chegou a conclusão que Cournot estava completamente equivocado, quando se diz que a quantidade produzida é o fator principal da concorrência . E nisto Joseph mudou a modelo de Cournot , baseando-se nospreços, ou seja para ganhar confiança do mercado poderia reduzir os preços e não limitar a produção para elevar os preços. A ideia de Joseph era para com que as empresas concorressem entre si, ate que os preços atingissem acima do custo de produção, que se dominou de “precificação de custo marginal”.
No entanto, nesta época não havia tanta competição pelo mercado como estes dois modelos aponta naconstrução de estratégia, e tão logo outros economistas desfizeram tais teorias sendo considerados desnecessários estes comportamentos humanos.
Já no século XX, os mercados se tornaram mais competitivos e foi neste momento que os pesquisadores e estudantes de economia voltaram nas teorias de Cournot e Joseph. A proposta era procurar empresa que melhor adequaria aos modelos de concorrência e de fatomuita das vezes, o preço reduzia ate chegar o custo marginal – modelo de Joseph, por consequência do mercado abundante e mais competitivo.
Entretanto, o modelo também é aplicado aos produtos similares, logo, para este tipo de produto a sua classificação em relação ao preço não será custo marginal e sim “utilidade marginal” (quanto o produto vale), pois o produto pode ser superior ao outro quanto aosseus propósitos e ainda pode influencia na característica do produto e serviço e o quanto vai precisar dele. Por exemplo, o Facebook é uma rede social que tem muitos usuários e sua utilidade marginal é tão alto que mesmo que cobrassem eles estavam dispostos a pagar. Agora esta entrando no mercado outra rede social, considerada similar. Caso o Facebook começasse a cobrar e a nova rede social fossegrátis, claro que os usuários existentes poderiam aceita a cobrança de taxa, mas para os novos membros a tendência era usar uma rede social grátis. Por isso que o Facebook não cobra porque ele perderia novos usuários para o novo concorrente.
Os monopólios não são mais o que costumavam a ser
Na metade do século XX havia muitos mercados, onde o vendedor leva tudo e a margem de lucro estavarelativamente alta sobre todos os produtos e serviços, o que era diferente da teoria do Jeseph. Por exemplo, a produção de uma pílula o custo é baixo, mas a pesquisa de como se faz esta pílula o custo é altíssimo. No entanto esta atitude das indústrias é para se beneficiarem, onde é classificado como “retorno crescente”, isto é, embora os custos fixos do produto possam ser altos, se os custos marginaisforem baixos, quanto mais se produz, maior será a margem de lucro. Mas isso tem uma vantagem, esta estratégia dilui os custos fixos por unidade de produto permitindo que o lucro aumente.
Segundo Alfred Marshall, que foi o idealizador economista do modelo da oferta e demanda, visou que a mão-de-obra qualificada, fornecedores especializados e a difusão do conhecimento, reduzem custos. Os...
tracking img