Resumo do livro ensino: as abordagens do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
UNOCHAPECÓ




















9,0














ABORDAGEM HUMANISTA

















Camila Magnanti
Daiane Pacheco
Diani Regina VanzinJoseiane Dresch
Narceia Katia Guolo
Morgana Ghisleni
Roberta Maria Galli
Educação Física
Didática










Chapecó-SC, dezembro. 2009Universidade Comunitária Regional de Chapecó
Centro de Ciências da Saúde
Curso de Educação Física
Didática
Professora: Jaqueline Reni Loss de Mesquita

















ABORDAGEM HUMANISTA









Camila Magnanti
Daiane Pacheco
Diani ReginaVanzin
Joseiane Dresch
Narceia Katia Guolo
Morgana Ghisleni
Roberta Maria Galli









Chapecó-SC, dezembro. 2009
Abordagem Humanista

Este trabalho é um resumo sobre a Abordagem Humanista, publicada nolivro Ensino: as Abordagens do Processo, de Maria da Graça Nicoletti Mizukami, abordagem que teve como um dos seus representantes o psicólogo Carl Rogers, aplicando a educação princípios da Psicologia Clínica.
Para Rogers, essa abordagem idealiza o ser humano como indivíduo capaz de produzir conhecimento e se auto-avaliar, sendo que o professor tem o papel de oferecer situações para facilitar essaaprendizagem.

Características gerais 

Nesta abordagem, consideram-se as tendências em enfoques encontrados predominantemente no sujeito sem que essa ênfase signifique nativismo ou priorismo puros. Isso não quer dizer, no entanto, que essas tendências não sejam de certa forma, internacionalistas, na análise do desenvolvimento humano e do conhecimento.
Incluem-se aqui, aqui algumas dassuas concepções, dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano.
Essa abordagem dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que delas resultam, centrado no desenvolvimento da personalidade do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar, como pessoa integrada. Dá-se igualmente ênfase à vidapsicológica e emocional do individuo e a preocupação com a orientação interna, com o auto conceito, com o desenvolvimento de uma visão autêntica de si mesmo, orientada para a realidade individual e grupal.
O professor é um facilitador da aprendizagem, o conteúdo advém próprias experiências dos alunos e as atividades são consideradas um processo natural que se realiza através da interação com omeio, o conteúdo da educação deveria consistir em experiências que o aluno reconstrói. O professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam. 



Concepção de Homem

O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo, e esta é considerada em processo contínuo de descoberta de seu próprio ser, ligando-se a outras pessoas e grupos, tomando-se o mundo não apenas em sentidonatural, mas estrutural e histórico-cultural. Não existem modelos prontos, nem regras a seguir, mas um processo de vir-a-ser, acredita-se que o objetivo último do ser humano é a auto-realização ou o uso pleno de suas potencialidades e capacidades.
O homem não nasce com um fim determinado, mas goza de liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado. A pessoa é possuidora...
tracking img