Filme tempos modernos: o sistema capitalista e a marginalização social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILME TEMPOS MODERNOS: O SISTEMA CAPITALISTA E A MARGINALIZAÇÃO SOCIAL


O filme Tempos Modernos, uma produção cinematográfica clássica de Charles Chaplin, explicita a maneira como o indivíduo está condicionado ao sistema capitalista. Faz uma crítica à sociedade moderna representada pelo constante processo de industrialização.

Desde o século XVIII, com o aprimoramento das tecnologias e osurgimento da industrialização, a sociedade evoluiu, porém os donos dos meios de produção passaram a exercer um controle em relação ao restante da sociedade. Caminhou-se, então, para o imperialismo e desenvolvimento do capitalismo que se firmou mais ainda com a II Revolução Industrial. A classe dos proletários, como bem exemplifica Carlitos (Charles Chaplin), não tinha muitos direitos, poistrabalhava horas seguidas e era explorada. A concorrência e a produção cada vez maior era a principal preocupação dos empresários.

Percebe-se no filme, que os trabalhadores reivindicavam seus direitos e mais liberdade, visto que realizavam greves. Carlitos, como os outros operários, era submetido ao modelo fordista de produção, ou seja, cada trabalhador tinha apenas uma função, devido à divisão dotrabalho, e a realizava repetidamente, pois segundo a concepção da época, quanto mais se realizava uma tarefa, mais se tornava hábil nela. Era uma produção em série com base no sistema de linha de montagem, com a mão de obra especializada e alienação do trabalho, porém Carlitos, a exemplo, desenvolveu um problema psicológico por conta disso.

O desemprego e as desigualdades sociais sãoperceptíveis no filme. Reflete a célebre frase em que Rosseau afirma que “o homem é bom, mas a sociedade o corrompe”, baseado no mito do bom selvagem. Prova disso é Carlitos que tendo a necessidade de ter uma moradia e alimentação tinha preferência pela prisão que pelas ruas, evidenciando-se a estratificação social que lhe era imposta e a falta de dignidade da pessoa humana. Como também não tinha muitashabilidades para trabalhar devido à submissão da especialização do trabalho, que não o permitiu desenvolver outras, teve grande dificuldade de conseguir emprego.

Nesse sentido, o filme mostra como o sistema capitalista que reina nas mais diversas sociedades, aprisiona o homem de certa forma que o torna incapaz de ser um bom cidadão, devido às desigualdades sociais. A Constituição Civil adotadapor vários países, garante ao homem, como direitos fundamentais, a liberdade e a “igualdade”, porém muitas vezes esses direitos são cerceados, intensificando a distância social.


Glossário

Alienação: processo que deriva de uma ligação essencial à ação, à sua consciência e à situação dos indivíduos, pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que o processo e os seus produtosapareçam como indiferentes, independentes ou superiores aos homens que são, na verdade, seus criadores. No momento em que a uma pessoa o mundo parece constituído de coisas – independentes umas das outras e não relacionadas – indiferentes à sua consciência, diz-se que esse indivíduo se encontra em estado de alienação. Condições de trabalho, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e doalcance de quem as produziu, são consideradas alienantes. Em sentido amplo afirma-se que é alienado o indivíduo que não tem visão – política, econômica, social – da sociedade e do papel que ela desempenha.

Capitalismo: sistema em que os meios de produção são de propriedade privada de uma pessoa (ou grupo de pessoas) que investe o capital; o proprietário dos meios de produção (capitalista)contrata o trabalho de terceiros que, portanto, vendem a sua força de trabalho para a produção de bens. Estes, depois de vendidos, permitem ao capitalista, não apenas a recuperação do capital investido, mas também a obtenção de um excedente - o lucro. Tanto a compra dos meios e fatores de produção quanto à venda dos produtos, resultantes da atividade empresarial, realizam-se no mercado de oferta e...
tracking img