Resumo do livro documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO “DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: UMA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO, DE TOMAZ TADEU DA SILVA”

Esse texto tem por objetivo apresentar as principais ideias discutidas na obra “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo”, do autor Tomaz Tadeu da Silva. Tomaz é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,e já coleciona várias autorias de obras voltadas para a educação.
Assim como na obra, os principais conceitos serão abordados dentro de uma divisão sistemática:
I. Introdução;
II. Das teorias tradicionais às teorias críticas;
III. As teorias pós-críticas;
IV. Depois das teorias críticas e pós-críticas.
Na introdução, será discutida o que é uma teoria, para uma melhorcompreensão ante a apresentação das mesmas, mostrando que cada uma terá a sua função de ser, de acordo com o modelo vigente e com o entendimento a partir do contexto. Na segunda parte, dar-se-á início ao estudo do período que vai das teorias tradicionais até às teorias criticas do currículo. Na terceira parte, serão apresentadas ideias centrais sobre as teorias pós-críticas. Por fim, será feita umareflexão sobre o que significa um currículo após as teorias críticas e pós-críticas.
Como somente foi utilizada essa obra, quando houver citações, só aparecerá como referência a página, e não o nome do autor, o ano e a página, segundo a maneira correta de citar outras fontes.

INTRODUÇÃO

Na introdução dessa obra, o autor procura situar o leitor no assunto, identificando alguns pontosdo que considera ser uma teoria, e qual sua influência com o foco de estudo, ou seja, o currículo. Ele considera importante remeter o leitor à essa reflexão, pois considera válida a compreensão do conceito de teoria, e suas relações com a realidade, estando ambos relacionados.
Trazendo-nos, de uma forma simplificada, o mesmo nos diz que uma teoria pode ser “uma representação, uma imagem, umreflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede.” (p.11)
Nessa perspectiva, falando-se em currículo, o mesmo poderia ser compreendido como um objeto a ser explicado, descrito. Porém, observando-se o que é uma teoria através da perspectiva do pós-estruturalismo, ela não pode ser vista como algo separado da realidade, do contexto em que ela estáinserida, portanto não seria suficiente apenas uma descrição, uma explicação da realidade, pois ela estaria de qualquer maneira implicada na sua produção. O objeto que a mesma descreve, na verdade, é fruto de sua criação. Nessa concepção, não se falaria em teorias, mas sim em discursos ou textos, que possibilita a construção particular sobre o conceito, e não apenas a representação de algo já existente,e que está à espera de descobertas e descrições.
Num discurso sobre currículo, cria-se uma noção particular do que é currículo, mesmo que o objetivo seja “descrevê-lo tal como ele realmente é....” (p.12) A suposta descrição é assim uma criação.
O autor traz ainda dados históricos dos primeiros movimentos de estudo e pesquisa sobre currículo, sobre as influências do desenvolvimentoindustrial e do Taylorismo para a construção do currículo tradicional, baseado nos meios de produção e na dinâmica das fábricas.
Através dessa problematização sobre o que vem a ser uma teoria, e mais particularmente, uma teoria do currículo, Tomaz faz com que nós leitores conheçamos dois pontos de vista diferentes sobre o que é teoria, e mais ainda, que tomemos posição frente àquilo que nosapresentam como “teorias”, mantendo-nos atentos ao seu papel ativo na constituição daquilo que ela supostamente vem a descrever.
Outra questão que está presente também nessa introdução é a questão do que vem a ser um currículo, procurando fugir de definições propriamente ditas, mas sim buscando na abrangência do que uma teoria, ou discurso de currículo deve atender, ou seja, qual...
tracking img