Marketing 3.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O conceito de Marketing 3.0 surgiu a partir da nova onda de tecnologia que o mundo vem experimentando nesta nova década, essa nova tecnologia possui custos mais baixos de equipamentos tecnológicos consequentemente os popularizando. Sendo assim, a onda tecnologia tem como sua principal característica a interação e velocidade na qual as informações são difundidas a todo omomento.
Ao longo dos anos, o Marketing passou por transformações e por duas fases importantes, sendo elas, Marketing 1.0 e Marketing 2.0, respectivamente. Durante anos, o Marketing 1.0 tinha como foco o produto e tudo que girava em torno do mesmo, como preço, custos baixos, demanda em escala. Essa fase é considerada como a fase inicial do Marketing, e foi sendo moldada com o passar dos anose as evoluções no mundo dos negócios até que o Marketing foi começando a ser visto como uma ferramenta estratégica importante para a organização.
Após décadas de evolução, o advento da tecnologia da informação surgindo e revolucionando o mundo, percebeu a necessidade de fazer mudanças no conceito do Marketing para a as organizações e analisar como o Marketing estava se comportando diantede tamanhas alterações no mundo, neste momento surgiu o Marketing 2.0 voltado a satisfação de clientes, atingir a satisfação dos consumidores através da emoção é o ponto chave desta fase. Atualmente o mundo está experimentando uma nova onda de tecnologia, que tem como característica principal a interação em um cenário formado por fatores que norteiam todo o mundo tais como, velocidade dasinformações, responsabilidade social, sustentabilidade e preocupação com o bem estar e neste cenário surgi o Marketing 3.0 que tem como foco esses fatores trazendo o consumidor como peça chave de todo o processo desde a valorização de missão, visão e valores das empresas a imagem forte de uma marca.
Esse novo conceito sobre o Marketing amplia consideravelmente o número de oportunidades para asorganizações que se enquadram nele, principalmente quando se trata do fortalecimento dos valores da organização. Valores estes que são formados através dos consumidores, neste novo conceito de Marketing o cliente é ativo e dita os caminhos a seguir.



2 O QUE CARACTERIZA O MARKETING 3.0
O conceito do Marketing 3.0 gira em torno dos seres humanos, ou seja, o Marketing que durante anosfoi centrado no cliente e orientado para o cliente, agora tem foco principal a satisfação do ser humano de maneira plena. Isso significa dizer que o Marketing busca atingir três principais características do ser humano, em busca de suprir suas necessidades, essas características são mente, coração e espírito. Este conceito é explicado pela influência da globalização no comportamento dosconsumidores desta nova década. Comportamento este, que busca uma transformação no mundo para um mundo mais igualitário social, economicamente e preservado ambientalmente.
Os consumidores desta nova era anseiam por mudanças profundas na sociedade e esperam que as empresas estejam diretamente ligadas a essas mudanças, vestindo a camisa da igualdade e assimilando as necessidades de igualdade epreservação em sua missão, visão e valores.
Estar voltado aos seres humanos significa dizer que o Marketing 3.0 vai além do que o Marketing 2.0 e seu anterior orientavam. Enquanto orientavam a satisfação do consumidor e a produção em grande escala respectivamente, no Marketing 3.0, tem como objetivo solucionar problemas sociais e desta maneira enriquecendo as missões, visões e valores dasempresas que adota seu conceito.






























3 FORÇAS DO MARKETING 3.0
A era do Marketing 3.0 possui três grandes forças ou pilares que impulsionam os seus conceitos, são elas: a era da participação, a era do paradoxo da globalização e a era da sociedade criativa.


3.1 Era da participação
Está força do Marketing 3.0 é muito...
tracking img