Resumo do livro arquitetura de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2° Seminário de Avaliação da disciplina de Sistemas Operacionais
(3ª Nota de Avaliação)

Critérios para avaliação:

O seminário será realizado em duplas escolhidas pelo professor desta disciplina. Terá nota de avaliação do conteúdo apresentado e entregue, também será avaliada a postura e clareza apresentada aos demais colegas de sala. Cada apresentação será filmada pelo professor responsávelpela avaliação.




Grupo 01 – Visão Geral
Discentes: Fábio e Raquel

Grupo 02 – Conceitos de Hardware e Software
Discentes: Ivanete e Renata

Grupo 03 – Concorrência
Discentes: Bruna e Ana

Grupo 04 – Estrutura do Sistema Operacional
Discentes: Ângela e Laura

Grupo 05 – Processos
Discentes: Thábata e Claudinéia

Grupo 06 – Thead
Discentes: Cleyton e Everton

Grupo 07 –Sincronização e Comunicação entre processos
Discentes: Adriana e Leidiany
Material de apoio para a realização do Segundo Seminário

Arquitetura de Sistemas Operacionais

Capítulo 1

VISÃO GERAL


• 1.1 Introdução:

Sistema Operacional nada mais é do que um conjunto de instruções executadas pelo processador. Sua função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando autilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
Sem SO, usuário deveria conhecer profundamente o computador para poder interagir com ele. Implicaria em trabalho lento e com possibilidade de erros.
A diferença entre um SO e aplicações convencionais é a maneira como as rotinas são executadas em função do tempo. O SO nãotem início, meio e fim como as aplicações. Dependem de eventos assíncronos. Também pode ser chamado de Programa monitor, Executivo, supervisor ou Controlador.

• 1.2 Funções básicas:

- Facilidade de acesso aos recursos do sistema: Usuário não precisa se preocupar como é feita a comunicação com monitores, discos, impressoras, etc. O SO é uma interface entre o usuário e os recursos dosistema. Este conceito de ambiente simulado pelo SO também é chamado de Máquina Virtual (figura 1.1)
Compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas são utilitários que facilitam a interação do usuário com o computador.
- Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida: Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos, é necessário controlar o usoconcorrente destes recursos. Ex: Impressora, a impressão de um usuário não deve interferir na do outro. O SO controla estes acessos concorrentes. O compartilhamento também permite redução de custos, quando diversos usuários podem compartilhar periféricos como impressoras, discos, etc.
Dependendo do SO, podemos executar diversas tarefas ao mesmo tempo, como imprimir um documento e baixar um arquivo daInternet. E é o SO que controla estas atividades concorrentes.

[pic]
Fig. 1.1 - Visão do Sistema Operacional

• 1.3 Máquina de níveis: Uma máquina, do ponto de vista do hardware, tem pouca utilidade. É através do software que esta máquina ganha utilidade (como armazenamento de dados, impressão, etc.) Uma operação efetuada por software pode ser implementada em hardware, bem como uma funçãoexecutada pelo hardware pode ser simulada via software.
Os primeiros computadores eram programados através de fios ligados em painéis, criando grandes dificuldades e exigindo grande conhecimento da máquina.
A solução veio com o surgimento do SO, tornando a interação com o usuário mais simples, confiável e eficiente. (Figura 1.2)
[pic]
Fig. 1.2 - Visão do computador pelo usuário

Ocomputador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas. Inicialmente vemos apenas dois níveis: hardware (nível 0) e SO (nível 1). Assim, o usuário pode enxergar a máquina como sendo apenas o SO, como se o hardware não existisse. Esta visão é chamada de máquina virtual.
Na verdade não existem apenas dois níveis, e sim tanto quantos forem necessários para adequar o...
tracking img