Resumo do filme o sorriso de monalisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Unidade de Salvador - Bahia
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2012/2
Semestre: 2º Semestre


Aluna: Luciene da Soledade - RA: 389758

Atividade Prática Supervisionada

Analise do Filme o sorriso de Mona Lisa

Tutora Presencial: Martha Verônica

Salvador, 05 de setembro de 2012.

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educaçãoa Distância – Pólo Joana Angélica
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2012/2
Semestre: 2º Semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
Tutora: Martha Verônica
Aluna: Luciene da Soledade - RA: 389758

Analise do Filme o sorriso de Mona Lisa

Introdução:
O objetivo do relato a seguir, é a analise do filme, pontuando a postura daprofessora, os desafios que ela enfrentou, as questões trazidas pelas alunas e finalizando com a minha opinião caso eu fosse a profissional a desempenhar a tarefa.
Desenvolvimento:
O filme ocorre no ano de 1953, em Nova Inglaterra, relata a história de uma professora vinda da Califórnia, cheia de intelectualidade, mas sem prestigio algum, que vai lecionar a matéria História da Arte, no conceituadoColégio Wellesley, escola tradicional e conservadora para mulheres, na primeira semana de aula é informada que não era bem vinda, que só estava ali, porque a pessoa indicada não pode assumir o cargo, como não tinha outra pessoa foi aceita.
A sua primeira aula foi traumatizante, antes de entrar no auditório uma colega a alertou para que tivesse cuidado, pois as alunas sentiam o cheiro do medo, elaquase não conseguiu falar, pois as estudantes já sabiam tudo sobre as obras apresentadas, e no final ironizaram dizendo se ela não tinha, mas nada para mostrar, elas poderiam sair, logo foi chamada na direção e pediram mas disciplina na próxima aula.
A nova docente se ver diante de um enorme desafio, como ensinar para uma turma tão bem preparada? Assim ela começa a conhecer as alunas através dasfichas individuais e a levar novidades, coisas que não estavam nas apostilas que eram disponibilizadas para a classe.
As jovens eram de famílias ricas, bem educadas, elegantes, inteligentes, tinham aulas de etiquetas, mas dentro dos dormitórios ou fora do ambiente escolar elas fumavam cigarro, bebiam, saiam com os namorados, conversavam sobre vários assuntos e demonstravam tristezas, falta deauto-estima, falta de liberdade, carências, angústias e frustrações.
O filme se passa em uma época com muitos rótulos, escola certa, família certa, arte certa e forma certa de pensar, sendo uma escola tradicional seguia há vários anos a mesma cartilha nada poderia ser diferente, as alunas eram preparadas intelectualmente para casar e ter filhos, cuidar da casa era o único objetivo. Só que aprofessora Katharine Watson não pensava assim e se sentiu enganada quando descobriu que as suas alunas não teriam outros caminhos a trilhar por causa da imposição da escola com a aprovação dos familiares.
Havia uma enfermeira que já trabalhava na escola há 30 anos, e que foi demitida porque estava distribuindo preservativos (camisinha feminina), para as alunas e veio a público através do jornal daescola, outra matéria do jornal foi sobre os ensinamentos subversivos e contra aos princípios da academia da nova educadora.
Vale ressaltar a alunas:
Elizabete, que escrevia para o jornal da escola, tinha capacidade de influenciar as outras e aborrecia as vezes porque dizia sempre a verdade sem se importar com os sentimentos das outras, enfrentava sempre a professora, foi a primeira a se casar eobter alguns privilégios que só as casadas tinham, como faltar as aulas, porém a professora Katharine não aceitou e informou se ela não fizesse os trabalhos e se continuasse a faltar seria reprovada, em confronto com a mesma disse se fosse reprovada teria conseqüências, deixando claro seu alto poder aquisitivo. O casamento dela não durou muito, porque o marido viajava sempre, e ela na maioria das...
tracking img