Resumo do filme a lista de schindler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relato do filme


O filme conta a historia de Oskar Schindler, um militar polonês membro do Partido Nazista bem relacionado com a SS, que chega à cidade sem nada e progride rapidamente nos negócios ao se apropriar de uma fabrica de panela falida, após o decreto que proibia aos judeus serem proprietários de negócios.
Oskar Schindler Começa a oferecer jantares e festas a oficiais nazista dealta patente, estes tiram fotografias com Schindler e de seus convidados de honra e amigos.
Decorrido o tempo os judeus de Cracóvia são forçados a habitar na parte velha da cidade, transformada num gueto. As suas casas e negócios foram confiscados e as novas moradias são de péssima qualidade.
Schindler contrata o Conselho Judaico e faz uma proposta: se alguns judeus investirem no seu novonegócio promete-lhes o retorno do investimento em menos de um ano. Schindler pagará aos seus empregados com bens úteis no mercado negro do gueto e os judeus terão a oportunidade de adquirir outros bens.
Dada a situação em que os judeus se encontram, Schindler argumenta que esta forma de pagamento é melhor do que dinheiro e os judeus do Conselho aceitam com hesitação.
Itzhak Stern, um dos membros doConselho Judaico, que possui contatos com a comunidade empresária de judeus e influência no mercado negro, torna-se o contabilista e gestor da produção na fábrica de panela de Schindler um homem muito inteligente.
Itzhak Stern contrata, entre outros, um rabino, um músico, um professor de história, um idoso e até um homem com um só braço, porque suspeita que estes serão as primeiras vítimas dadeportação.
Oskar Schindler contrata judeu ao invés de poloneses por serem mais barato, os próprios trabalhadores não recebem nada, os salários são pagos a SS.
Com Itzhak Stern a gerir o seu negócio, Schindler começa a cumprir a sua parte do acordo. Continua a enviar aos seus amigos nazistas, prendas extravagantes e transforma com facilidade contratos de guerra em negócios privados. Todos ospedidos de Schindler são aprovados e rapidamente ele torna-se um homem rico.
Um novo oficial nazita. Amon Goeth, da SS chega a Cracóvia. Foi nomeado comandante da cidade, para supervisionar o novo campo de concentração construído nos arredores da cidade, foi a primeira iniciativa de Goeth, verificar como está a construção dos barracões.
Ao chegar no local a engenheira responsável pela construção –uma judia com elevada cultura – informa os guardas, e depois a Goeth, de que os alicerces têm de ser modificados. Se tal não for feito, os barracões poderão desabar. Goeth não gosta do modo como a engenheira judia se dirige aos oficiais e a si mesmo e o fato de que é uma pessoa com educação sofisticada, ordena a um oficial que lhe dê um tiro na cabeça, depois, friamente informa os seussubordinados, de que as sugestões da engenheira devem ser seguidas, ele era um homem frio e cruel.
Dias depois, Goeth ordena a liquidação do gueto, a execução em massa dos judeus e a operação em Cracóvia começam, com tropas esvaziando os apartamentos e matando sem dó qualquer um que proteste ou não coopere e. os judeus que se recusam a sair são prontamente assassinados, alguns tentam esconder-se mas é emvão.
Até ao cair da noite, a matança continua. Os judeus que se esconderam, mas são procurados por tropas auxiliadas por cães e dispositivos de detecção, os que têm a ousadia de resistir são sumariamente mortos.
Oskar Schindler assistindo o massacre de um morro fica profundamente comovido, mesmo assim ele é cuidadoso para ficar amigo de Goth e atravé da ajuda de Itzhak Stern para subornos.Schindler continua a ter apoio e proteção da SS durante esse período.
A fábrica de Schindler está parada por falta de mão-de-obra. Para mudar a situação, Schindler combina um encontro com Goeth.
Quando se dirige para o local, vemos Goeth a praticar tiro ao alvo e o alvo são os prisioneiros que trabalham no campo.
Schindler consegue subornar Goeth e tirar do campo os judeus que trabalhavam pra...
tracking img