Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 48
Hora de Refletir
Um famoso ativista norte - americano, Saul Alinsky (1909 – 1972), certa vez comentou: ‘’ Pobreza não significa apenas falta de dinheiro. Quandose vice em uma sociedade onde você esta impedido de usufruir de igualdade de proteção, igualdade de justiça nos tribunais e igualdade de participação na vida econômica e social de sua sociedade, você épobre’’. Você concorda com ele? Essa frase pode ser aplicada para retratar a pobreza na sociedade de ouro das Minas Gerais? Ela também pode ser aplicada para o Brasil de Hoje?
Sim, concordo comele, pois a pobreza é uma situação, onde as pessoas, não tem condições para ter uma vida qualificada. Sim, pode ser retratada na sociedade, pois é uma sociedade carente, e também pode ser aplicada hojeem dia, pois as pessoas que vivem nessas situações não tem direito algum, e elas deveriam ter esse direito.

Capitulo 49
Hora de Refletir
Por meio de impostos, o governoarrecada recursos para garantir à população acesso à saúde e à educação, fazer a manutenção de estradas, par o salário dos servidores públicos, etc. Como a população pode fiscalizar a aplicação dessesrecursos? Você já ouviu do falar do Tribunal de Contas da União – TCU, órgão externo ao poder publico encarregado do controle das verbas publicas? Caso tenha condições, acesso o portal da transferência doTCU e se informe sobre o assunto. Se possível, tente conseguir uma copia da Cartilha Olho Vivo no dinhero publico, também de autoria do TCU. Em sua comunidade existe algum Conselho Municipal quefiscalize a aplicação do dinheiro publico?
A população pode fiscalizar essa aplicação, indo no Conselho Municipal, procura saber o que anda acontecendo, e porque as vezes, a acesso à saúde, a educaçãoentre outros não funcionam.

Capitulo 50
Hora de Refletir
De acordo com a Pastoral Carcerária, grupo ligado à Igreja Católica, em 2001, o perfil dos 320 mil detidos do pais...
tracking img