Resumo do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Charlie Chaplin, protagonista do filme representava um Operário, onde ele era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Após muito estresse no trabalho ele acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, fazendo uma grande crítica à comparação dohomem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor.
A partir daí o Operário vai preso por irresponsabilidades, e na cadeia ele encontra comida, segurança e abrigo, coisas que na sociedade da época para consegui-las no mínimo você tinha que se render às condições de trabalho que mesmo sendo ruins eram disputadas à tapa. Cabia ao ser humano na época aceitar essas condiçõesde trabalho, ou roubar para manter o seu sustento (Ato que uma Garota órfã comete que se tornaria companheira do Operário). O Operário sai da prisão, em busca de um novo emprego se depara com a fábrica fechada, por motivo de greve. Demonstrando neste ponto influências da Teoria de Relações Humanas de Helton Mayo que agia como uma reação e oposição à Teoria Clássica formulada por Taylor, mostrandoa reação que os grupos que existem dentro das empresas podem ter se não forem incentivados com uma boa remuneração e com condições humanas de trabalho. O Operário então vai à procura de outras oportunidades, e a cada emprego ele era instruído, sobre como fazer o trabalho, mas nunca o realizava direito, sendo assim sempre demitido. Enfatizando neste ponto o sistema educativo para o funcionárioantes de iniciar seu trabalho.


Fora da prisão, ele descobre a vida é dura, e tenta ser preso depois de não conseguir um emprego decente. E conhece uma menina órfã (Paulette Goddard), que está fugindo da polícia após roubar um pedaço de pão. Para salvar a menina, diz polícia que ele é o ladrão e deve ser preso. Uma testemunha revela a verdade e ele é liberado. Para ser preso novamente, ele comeuma quantidade enorme de comida sem pagar. Ele se encontra com a menina no camburão, que cai, e a garota convence o trabalhador de fábrica relutante para fugir com ela. Sonhando com uma vida melhor, ele consegue um emprego como vigia noturno numa loja de departamentos, só que mais uma vez não dá certo ele dormiu e demais e a loja foi invadida por assaltantes, ele ainda permitiu que os assaltanteslevassem alimentos. Ao acordar na manhã seguinte em uma pilha de roupas, ele é preso mais uma vez.
Dez dias mais tarde, a menina o leva a um novo barraco. Na manhã seguinte, o operário lê sobre uma nova fábrica e consegue um emprego lá. Ele recebe seu chefe preso em máquinas, mas consegue livrá-lo. Os outros trabalhadores decidem entrar em greve. Acidentalmente taca um tijolo em um policial, eleé novamente preso. Duas semanas depois, ele é libertado e descobre que a menina é uma dançarina num café. Ela tenta conseguir-lhe um emprego como cantor/ garçom. À noite, ele se torna um garçom eficiente embora ele achasse difícil dizer a diferença entre o "in" e "out" portas para a cozinha, para entregar com sucesso um pato assado à mesa através de uma pista de dança movimentada. Durante o seushow, ele perde um manguito que tem a letra de sua música, mas ele resgata seu ato improvisando a história usando um amálgama de jogo de palavras, palavras (ou feito de partes de palavras a partir de) vários idiomas e estrutura das frases simulada enquanto faz mímica. Seu ato prova um sucesso. E então a polícia chega a prender a menina para levá-la a um orfanato, mas eles escapam novamente. Estasituação em que eles terminaram é resultado de um sistema capitalista desigual, e forma de e trabalho das empresas na época, que acabou contribuindo com o aumento da criminalidade da escravidão.

No início do Século XX, nos EUA, Frederick Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização...
tracking img