Resumo do filme tempos moderno de charles charplin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF
Reconhecido e Publicado pelas Portarias Ministeriais Nº 223
De 14 de março de 2007 e Nº 259 de 23 de março de 2007

Valdeniza Alves Barroso
Elaine Leal Barroso Pereira
Berenice Alves FerreiraPRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO NA ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

Colinas – MA
2012
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO NA ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

Valdeniza Alves Barroso
Elaine Leal Barroso Pereira
Berenice Alves Ferreira

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF

RESUMO
O presenteartigo faz uma reflexão sobre as práticas pedagógica realizadas pelo o programa Escola Ativa e as áreas de conhecimento na Unidade Escolar Nossa Senhora da Consolação no povoado Belo Monte, no município de Colinas (Ma), utilizada na busca de melhorar a qualidade do desempenho escolar dos alunos que residem no meio rural e que se depara com uma educação escolar desvinculada de sua realidade eque desvaloriza sua cultura.

Palavras-chave: Escola Ativa, Classes Multisseriadas, Processo de Ensino-Aprendizagem.

ABSTRACT
This article is a reflection on pedagogical practices carried out by the Active School programme, and areas of knowledge in School Drive our Lady of Consolation in the village Belo Monte, in the municipality of hills (Ma), used in the search to improve the quality ofthe school performance of pupils who reside in rural areas and that comes across a school education unlinked to their reality and that devalues their culture.

Keywords: Active School, Multisseriadas Classes, teaching-learning process.

1. INTRODUÇÃO

Grande parte das escolas públicas localizadas no campo são multisseriadas (alunos de diversas séries que estudam na mesma salade aula), a maioria desses professores nessas escolas necessita de formação adequada, e muitos nunca participaram de treinamento específico para ensinar no meio rural.
Esses problemas, conjugados com a frequência irregular dos alunos, seja por dificuldades de acesso à escola ou pela necessidade de ajudar os pais no trabalho do campo. Para superar essas dificuldades, melhorar a qualidadedo ensino de 1ª a 4ª série do ensino fundamental nas escolas do campo e elevar o rendimento dos alunos, foi ai que surgiu o programa Escola Ativa com o objetivo de aumentar o nível de aprendizagem do educando, com uma metodologia inovadora, baseada numa série de atividades introduzidas através das áreas do conhecimento.
A Escola do campo tem como desafio oferecer Educaçãode qualidade social para todos os povos que vivem nesse e desse espaço, assumindo-a como um espaço de vida e de fortalecimento das identidades sociais. Neste sentido, a concepção de ensino-aprendizagem do PROGRAMA ESCOLA ATIVA objetiva o fortalecimento do processo educativo baseado na apropriação, elaboração e assimilação de saberes e conhecimentos. Além das suas perspectivas implicações práticaspara a vida do camponês, assim como para sua leitura do mundo. pois pretende melhorar a qualidade do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), reduzir a distorção idade/série e aperfeiçoar o nível de aprendizagem dos alunos e orientar o trabalho didático pedagógico desenvolvido nas classes multisseriadas capacitando Educadores e Gestores para atuar na realidade da Educação no Campo.
Aspessoas que vivem no campo têm direito a uma educação pensada, vinculada a sua cultura e às necessidades humanas e sociais, por isso a Secretaria da Educação tem investido nesta troca de experiência, valorizando a diversidade, tornando o saber escolar cada vez mais próximo da realidade dos estudantes do campo.

2. PRÁTICAS PEDAGÓGIA DO PROGRAMO ESCOLA ATIVA

3.1 Contexto Histórico...
tracking img