Resumo do Filme Piratas do Vale do Silício

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforto Térmico / Ambiente térmico

O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervem, de forma direta ou indireta na saúde e bem estar do mesmo, e na realização das tarefas que lhe estão atribuídas.

Conforto térmico

O homem é um animal homiotérmico,de sangue quente que, para sobreviver, necessita de manter a temperatura interna do corpo (cérebro, coração e órgãos do abdómen) dentro de limites muito estreitos, a uma temperatura constante de 37 ºC, obrigando a uma procura constante de equilíbrio térmico entre o homem e o meio envolvente que tem influencia nessa temperatura interna, podendo um pequeno desvio em relação a este valor indiciar amorte.
Quando existe a percepção psicológica desse equilíbrio, pode-se falar de conforto térmico, que é definido pela ISO 7730 como:

um estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente que envolve uma pessoa
(nem quente nem frio).
É por tanto, uma sensação subjetiva que depende de aspectos biológicos, físicos e emocionais dos ocupantes, não sendo desta forma, possível satisfazer atodos os indivíduos que ocupam um recinto, com uma determinada condição térmica.
Um ambiente neutro ou confortável é um ambiente que permite que a produção de calor metabólico, se equilibre com as trocas de calor (perdas e/ou ganhos) provenientes do ar à volta do trabalhador.
Fora desta situação de equilíbrio, podem existir situações adversas em que a troca de energia calorífica constitui umrisco para a saúde da pessoa, pois mesmo tendo em conta os mecanismos de termoregulação do organismo, não conseguem manter a temperatura interna constante e adequada.
Nestas situações pode-se falar de stress térmico, por calor ou frio.

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

Quando dois corpos estão na presença um do outro a temperaturas diferentes há transferência decalor do corpo mais quente para o corpo mais frio até se estabelecer a igualdade de temperaturas.
Esta transferência pode dar-se através de um ou mais dos seguintes modos:

Condução
Quando a transferência de calor se realiza através de sólidos ou líquidos que não estão em movimento (e.g. contacto entre um corpo quente e um frio).

Convecção
Quando a transferência de calor se realiza atravésdos fluidos em movimento, e por isso só tem lugar nos líquidos e nos gases (e.g. o movimento do ar).

Radiação
Todas as substâncias radiam energia térmica sob a forma de ondas electromagnéticas. Quando esta radiação incide sobre outro corpo, pode ser parcialmente refletida, transmitida ou absorvida. Apenas a fração que é absorvida surge como calor no corpo.

Evaporação
Uma via de grandeimportância em fisiologia é a evaporação, que constitui uma perda de calor. Esta evaporação, através da sudação, dá-se a nível da pele e arrefece a sua superfície.
A sensação de conforto térmico depende do equilíbrio térmico entre a produção de energia pelo corpo somado dos ganhos de energia do meio e as perdas para o mesmo, com o objetivo de manter a temperatura interna do corpo em cerca de 37ºC.

FACTORES QUE INFLUENCIAM A SENSAÇÃO DE CONFORTO TÉRMICO

A sensação de conforto térmico depende da conjugação e da influência de vários fatores.
Os principais são:
• Variáveis Individuais
- tipo de atividade
- vestuário
- aclimatação
• Variáveis Ambientais
- temperatura do ar
- umidade relativa do ar ou pressão parcial de vapor.
- temperatura média radiante das superfíciesvizinhas
- velocidade do ar

AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO

Para avaliar as situações a que está submetido um trabalhador exposto a determinadas condições ambientais e de trabalho utilizam-se métodos ou critérios objetivos, que se determinam principalmente em função de:
• temperatura do ar;
• umidade do ar;
• calor radiante;
• velocidade do ar;
• metabolismo;
•...
tracking img