Resumo do capitulo o progresso e a evolução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo o progresso e a evolução
1- Mobilização conservadora
Nesse capitulo, a autora aborda a golpe contra a repartição de obras publicas, e que os engenheiros começam a revidar contra osprincípios da administração praeira, e para eles fazerem tal ato eles utilizaram as armas com que eles melhor manejavam as idéias a persuasão expondo para imprensa todos os ocorridos, sendo assimanunciado em uma revista chamada o Progresso.
Nessa publicação o ponto forte era os esclarecimentos relacionados as recentes intenversões praieras na repartição de obra publicas, isso a primeirainstancia foi anunciado pelo professor A.P Figueiredo.
Em com o desenrolar de tal ato, começamos a analisar a exposição de princípios, nada mais é que a implatanção de harmonia e propriedade para todasociedade ... Alem disso o foco também era atender as necessidades matérias e morais.
Logo adiante, entre o argumento sobre a ciência, que se lapida na razão, e nega os dogmas de talracionalidades de fenômenos, mostrando o assim que a atividade cientifica é pertencente á natureza.
É bem peculiar a forma com que a autora nos mostra a construção metologica do texto exposto, na pagina292 no artigo colocado ali, que é dito “ ... que desde Bacon hão permitindo que as ciências fizessem tão rápidos progressos”
Elas nos trás por meio de uma remitência a Bacon, a fundamentação daciência com a concepção sobre a natureza, abordando o alcance da investigação humana, e mostrando também um instrumento de domínio do homem sobre a natureza.
Trazendo assim, uma serie de proezas ,ou seja, a comunicação entre os homens, lapidando assim o espírito de harmonia.
Em suma aparece a definição de dois termos que mostravam um caminho viável a reabilitação dos princípios, sendoeles : O termo Ordem que seu sinônimo é despotismo, e o termo Liberdade que o seu sinônimo é de contestação e anarquia.
Os conservadores era em prol da ordem contra o excesso de liberdade...
tracking img