Resumo do capitulo 2 identidade e alienação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acumulação da pobreza e expansão do Serviço Social



No final do século XIX e início do século XX, a hegemonia burguesa já estava abalada e não conseguia esconder que a situação de miséria epobreza era consequência da busca desenfreada de riqueza voltada apenas para si, em nenhum momento, pensando naquele que produzia a mercadoria e contribuía com a obtenção de lucros.

O ápice daexploração da força de trabalho, se deu no período da Revolução Industrial e a abundante oferta de mão de obra provocava concorrência entre os trabalhadores, favorecendo os capitalistas. Nesse período aclasse operária mostrou-se bastante fragilizada e alienada ao sistema de trabalho e vida que lhe era imposto. O capitalista era soberano e criava estratégias para aumentar sua produção, consequentemente,sua riqueza. Uma delas foi a Lei do Cercamento que consistia em cercar propriedades, forçando o deslocamento de camponeses em direção aos campos industriais, onde a única opção era a venda de sua forçade trabalho.

A desigualdade entre classes fez a pobreza se alastrar, ocasionando o que ficou conhecido como “Praga dos Mendigos”, na França e “Praga dos Sem – Terra”, na Inglaterra. Nadabeneficiava os menos favorecidos, tanto a legislação trabalhista como a legislação dos pobres, tiravam-lhes qualquer direito cidadão piorando drasticamente a vida e a condição social do proletariado. Nãopossuíam sequer o direito à vida, sendo punidos com enforcamento em casos de contrariedade. Durante o século XVI, a “revolução dos preços” agravou ainda mais a miséria com uma variação de preços totalmenteincompatível com o salário dos operários.

Sem se preocupar com os problemas sociais e com as condições de vida do seu “exército trabalhador”, o capitalista acumulava não apenas riqueza mas tambémmão de obra. Essa abundância aumentava seu poder sobre os operários, podendo reduzir o valor pago e escolher os que se submetiam ao trabalho sem reivindicar direitos.

O capitalismo atingiu a...
tracking img