Desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
UNIDADE 1
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Muitas vezes a descrição do outro atende a interesses distintos. Pode ser feita para legitimar uma dominação tendo como objetivo a inferiorizar a cultura do outro. Mas também a descrição do outro, de outra cultura pode servir de parâmetro para:
Resposta
Resposta Selecionada:
Buscar contradições em sua própriasociedade;
Resposta Correta:
Buscar contradições em sua própria sociedade;
Feedback da resposta: A descrição do outro também pode atender a interesses distintos, com reações diferentes da do espanto que tende a inferiorizar a outra cultura para legitimar, muitas vezes, uma ação de dominação ou de afirmação etnocêntrica. Existem também aqueles que frente à diversidade, buscam entender ascontradições de sua própria sociedade, a fim de perceber que, na verdade, o bárbaro é ele, a sua cultura, sua sociedade. Como disse MONTAIGNE no século XVI em relação aos habitantes originais da América recém conquistada, admitindo que esses podem ser chamados de “(... )bárbaros quanto às regras da razão, mas não quanto a nós mesmos que os superamos em toda sorte de barbárie”. (Apud: LAPLANTINE,1988:47).

Pergunta 2
0 em 0,2 pontos
Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:
“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporânea tem origem na polissemia do conceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais deacautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)
Resposta
Resposta Selecionada:
Cultura;
Resposta Correta:
diversidade cultural;
Feedback da resposta: Poucos conceitos têm tantas definições quanto o conceito de cultura, daí a grande dificuldade de entendermos e convivermos com a imensa diversidade cultural. Como o conceito de cultura possui tantos usos e referem-se amuitos fenômenos, muitas vezes essas definições se contradizem, anulando-se mutuamente como conceito com algum valor explicativo.

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:
“Os outros, aqueles que são diferentes de nós e com os quais não nos identificamos, mas que julgamos a partir de nós mesmos, ou seja, o que não conhecemos porémclassificamos, conceitos prévios de algo que não sabemos, a essência do preconceito (pré-conceito). Ao classificar algo que não conhecemos, utilizamos parâmetros exclusivamente nossos, assim, se chamamos alguém desconhecido de selvagem, de bárbaro, estamos na realidade falando de nós mesmos, pois o outro certamente não possui nada do que erroneamente imaginamos, estamos vendo-os pela primeira vez, daítalvez a origem dos conflitos culturais, pois sempre achamos que nós, nossa cultura, é a correta, a escolhida, a que foi abençoada por Deus.”. (BONETTI e RIBARIC, 2010).
A sociedade européia, ao classificar as outras culturas ao longo do processo histórico possui segundo COPANS (1971) a reação instintiva de classificá-los como exóticos. Esse traço é o que se chama em Antropologia de:
RespostaResposta Selecionada:
Etnocentrismo;
Resposta Correta:
Etnocentrismo;
Feedback da resposta: Segundo COPANS, 1971:14) “A reacção instintiva do Ocidente face aos povos exóticos é o etnocentrismo que implícita ou mesmo explicitamente, ajuíza das sociedades “não européias” pelo modo europeu”.

Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Leia com atenção as definições abaixo e responda aquestão proposta:
. "tudo o que caracteriza uma população humana";
. "o conjunto de modos de ser, viver, pensar e falar de uma dada formação social";
. "todo conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre sua própria existência";
. as formas de expressão simbólica desse conhecimento através das idéias, da construção de objetos...
tracking img