Resumo do cap 4 do livro de introdução a economia do mankiw

CAP 4 – AS FORÇAS DE MERCADO DA OFERTA E DA DEMANDA

A oferta e a demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionarem. São elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e opreço pelo qual o bem será vendido.
* O que é mercado?
Mercado é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. Os compradores determinam a demanda e os vendedores, aoferta.
* O que é competição?
Para os economista, mercado competitivo é a expressão que define um mercado onde há tantos compradores quanto vendedores que cada um deles não tem impactosignificante sobre o preço de mercado. Em um mercado perfeitamente competitivo, os bens oferecidos para venda são todos iguais e os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum deles é capaz de,individualmente, influenciar o preço de mercado. Como estes precisam aceitar o preço que o mercado determina, são chamados de tomadores de preços. No entanto, não existe somente o mercado competitivo. Algunsmercados têm só um vendedor, que é quem determina o preço, ele é chamado de monopólio. Alguns mercados situam-se entre os extemos de competição perfeita e monopólio.
DEMANDA: ou procura.
Aquantidade demandada de um bem qualquer é a quantidade desse bem que os compradores desejam e podem comprar. O principal determinante da demanda de um bem é o preço desse bem. Lei da demanda: Demanda e preçosão inversamente proporcionais. Quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta e vice versa.
A escala de demanda mostra a relação entre preço e quantidade demandada, mantidas constantes todasas demais coisas que influenciam a quantidade do bem que consumidores desejam comprar. A curva de demanda representa graficamente a escala de demanda, normalmente ele é decrescente, pois com preçomenor a quantidade demandada aumenta (gráfico preço x qtd demandada).
A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais por um determinado bem ou serviço. Qualquer mudança que aumente a...