Resumo do artigo: o sentido social do suicídio no trabalho – margarida barreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo: O sentido Social do Suicídio no Trabalho – Margarida Barreto
As autoras começam o artigo explicando o que é o suicídio e seu precursor através dos séculos, mostram como em alguns países jáfoi lucrativo e em outros um escândalo. Apresentam de forma polissêmica, ou seja, possuidor de diversos significados, por exemplo: na Grécia antiga o suicídio era visto como uma morte voluntária nãosendo um ato condenado e a partir do século XX até os dias de hoje o suicídio é visto como uma patologia.
Elas relacionam também o suicídio com o trabalho, as relações de trabalho sofrem grandestransformações ao longo do tempo, tornando-se mais flexíveis e instáveis à medida que foram surgindo os contratos temporários, terceirizações, contrato de estágio e trabalhos part-time. Essa nova estruturade trabalho gera competição, o não reconhecimento, a não autonomia, facilita-se a fragmentação da biografia laboral, a não criação de vínculos com colegas, ao isolamento, sendo a base do mal estar oresponsável pelo aumento dos suicídios.
Na França, a maioria dos suicídios ocorrem entre homens de 44 a 54 anos que trabalham a mais de 5 anos na mesma empresa, já no Brasil houve um crescimento de 4mortes por 100,000 habitantes. Estudiosos acreditam que há maior risco de suicídio em certas profissões de risco tais como médicos, bombeiros, etc.
Finazzi (2009) e Orellano (2005) mostram aexistência de relação entre as condições de trabalho, as reestruturações e as situações de desemprego com as condutas suicidas. Para Pezé (2001) e Alonzo (2000) é uma patologia do medo presente no ambientede trabalho que leva a comportamentos de dominação ou submissão, criando um clima de competição, que é suportado somente pela perspectiva de manter o emprego. Para Orellano o trabalhador frente aodesemprego tem mais facilidade de tirar sua própria vida pois sente-se confuso, perdido, indeciso e desvinculado, fato que provem do contexto neoliberal que nos encontramos.
Abordagens para o...
tracking img