Resumo de a luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Luta Pelo Direito
IHERING, Rudolf Von
Versão para eBook
eBooksBrasil.com


“O Direito é Idealismo”
“O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta.”
“A paz sem luta e o gozo sem trabalho pertence aos tempos do paraíso”.

Ideias Centrais

• Baseando-se nos períodos acima expostos trago a primeira ideia central. Primeiro vem à tona a discursão acerca doidealismo. Esse idealismo citado por Ihering é imprescindível para o sentimento de justiça, ao ponto que de certo modo o sentimento de justiça torna o Direito eficaz, no sentido que posto a norma e o individuo com um sentimento do dever ser, trás ao ordenamento jurídico certa funcionalidade. Esse sentimento de justiça deve ser galgado em um ideal, para que haja sua defesa, assim como um agricultordefende sua terra.
• “O fim do direito é a paz, o meio que se serve para consegui-lo é a luta”. Se o direito regula as relações sociais, ele tem como fim a paz, mais essa paz só existe se houver luta e, para que haja luta é preciso existir impregnado no íntimo do indivíduo o sentimento de justiça. Sem o sentimento de justiça dificilmente existe a defesa de um ideal, seja ele em favor do todo, sejaem prol do interesse individual.
• Ainda que esteja presente na sociedade esse sentimento de justiça, do dever ser, é preciso que o ordenamento jurídico seja “justo”. É pouco provável que o sentimento de justiça esteja presente nas bases sociais de um Estado que não aplica a justiça de forma coerente, pois, se o indivíduo sente-se injustiçado passa a fazer justiça com as próprias mãos, deixandoo sentimento de justiça a vagar.


Resumo


Capítulo I

Considera-se que o Direito é uma força viva e para que ele seja conquistado é preciso uma luta, sem essa luta um direito conquistado é facilmente absorvido. Essa luta acontece porque na imposição de um direito encontra-se uma resistência que se dá devido ao choque de interesses.

Capítulo II

Este capítulo inicia-se com umquestionamento: O que justifica a luta por direitos “insignificantes” sacrificando a paz em favor do direito? Bem, uma razão a certo modo irracional (irracional porque o mais cômodo a fazer seria deixar tudo como está) é a busca pelo sentimento de justiça. Indo mais afundo na questão e analisando a frase citada no livro “o fim compensa os meios” pergunto porquê não um sacrifício(meio) para evitar ummaior adiante(fim) ? Ou seja, o sacrifício da paz que seria uma atitude a certo modo irracional torna-se racional para se evitar um sacrifício maior adiante.

Capítulo III

Há aqui uma especulação de como resolver uma questão em que haja uma violação objetiva do direito. O acordo seria uma boa maneira de resolver essa violação e através dele é possível obter uma solução possivelmente melhor.Mais o acordo só sanaria o problema daqueles que não sentem que seu sentimento de justiça foi lesado, os que se sentem injustiçados preferem a luta até o fim, sendo essa luta incentivada por puro amor e sentimento de justiça que está ligado ao caráter individual, não por ganância e o lucro. Em geral os que preferem essa luta chegam a tal ponto por esse direito está ligado a sua sobrevivência epersonalidade (como um agricultor que depende do seu pedaço de terra). Tudo depende do padrão de interesses de cada um, do objetivo que foi distorcido após o desrespeito dos direitos. Ihering cita como uma forma de omissão do sentimento de justiça ligado a propriedade o Comunismo, que segundo ele só prospera onda há distorção da ideia de propriedade.
Considera a luta pelo direito movida pelosimples interesse próprio um motivo vulgar para que haja defesa de um direito, deixando claro que o verdadeiro motivo para lutar é a ideia da defesa do direito em favor da sociedade, do bem comum. O direito de uma única pessoa está ligado a o de uma nação, se um desmoronar o outro também vai junto. Existindo uma correlação entre o indivíduo e toda a comunidade. Por isso deve haver certa eficácia do...
tracking img