Resumo de topicos teologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS PROPOSTAS TERAPÊUTICAS QUE COMPORTAM A MANIPULAÇÃO DO EMBRIÃO OU DO PATRIMÓNIO GENÉTICO HUMANO.
A terapia genética
Com o nome de terapia genética entende-se comumente a aplicação ao homem dastécnicas de engenharia genética com uma finalidade terapêutica, ou seja, com o objetivo de curar doenças de origem genética.
Em teoria, é possível aplicar a terapia genética a dois níveis: nascélulas somáticas e nas células germinais. A terapia genética somática propõe-se eliminar ou reduzir defeitos genéticos presentes no nível das células somáticas, isto é, das células não reprodutivas, quecompõem os tecidos e os órgãos do corpo.
A terapia genética germinal visa, por sua vez, corrigir defeitos genéticos presentes em células da linha germinal, para transmitir os efeitos terapêuticosobtidos sobre o sujeito à sua eventual descendência.
Para a avaliação moral, há que ter presentes estas distinções. As intervenções nas células somáticas com finalidade estritamente terapêutica são, emlinha de princípio, moralmente lícitas. Diferente é a avaliação moral da terapia genética germinal. Qualquer modificação genética feita nas células germinais de um sujeito seria transmitida à suaeventual descendência. Porque os riscos ligados a qualquer manipulação genética são significativos e ainda pouco controláveis, no estado atual da investigação não é moralmente admissível agir de modo que ospotenciais danos derivantes se propaguem à descendência. Na hipótese da aplicação da terapia genética ao embrião, há ainda a acrescentar que a mesma precisa ser realizada num contexto técnico defecundação in vitro, indo, portanto, ao encontro de todas as objecções éticas relativas a tais práticas. Por estas razões, portanto, deve-se afirmar que, no estado actual, a terapia genética germinal, emtodas as suas formas, é moralmente ilícita.

A clonagem humana

A clonagem humana é intrinsecamente ilícita, enquanto, ao levar ao extremo a negatividade ética das técnicas de fecundação...
tracking img