Resumo de teoria de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Smith, P.B., Bond, M.H; & Kagitçibasi, C. (2006). Understanding Social Psychology Across Cultures: Living and working in a changing world. London: Sage.

RESUMO (PARTE 1) – CAPÍTULOS 1, 2, 3 e 4.

Os quatro capítulos resumidos a seguir foram retirados do livro Understanding Social Psychology Across Cultures, de Smith, Bond e Kagitçibasi (ANO), que tem por objetivo demonstrar como apsicologia pode ajudar na compreensão dos processos de mudança social que ocorrem no mundo. Para tanto, são revistas e discutidas as descobertas, realizações e perspectivas da psicologia transcultural dos últimos 30 anos.
CAPÍTULO 1
Neste capítulo inicial são apresentados os problemas a serem discutidos ao longo do livro, através da perspectiva da psicologia transcultural. Um dos primeirosproblemas é a definição de cultura e sua relação com as migrações de pessoas de um país para outro. Os autores comentam que a migração das áreas rurais para as urbanas é tão elevada que pode chegar a anular o crescimento da população nas áreas rurais.
Aqui os autores justificam sua adesão à perspectiva da psicologia transcultural devido à aproximação dos pesquisadores da área com outros campos quefavorecem os métodos quantitativos de pesquisa, mas se distinguem em sua ênfase na necessidade de testar teorias em um grande alcance de localizações geográficas. Argumentam que se os indivíduos são estudados fora de seu contexto físico, social e cultural, não será possível entender muitas das razões de seus comportamentos. Diante disso, pesquisadores de psicologia transcultural têm desenvolvidomedidas do contexto cultural do indivíduo (ex: sistema nacional em que vivem), assim como medidas que focam no ambiente social e/ou no indivíduo.
Um dos pontos relevantes do capítulo é a distinção feita entre os psicólogos culturais e transculturais – estes diferem daqueles no tocante em que preferem obter medidas separadas dos indivíduos em contextos maiores, tais como a nação. Além disso, é apontadaa importância da distinção dos níveis de análise, uma vez que diferentes níveis de análise apontam diferentes padrões de comportamento. Os psicólogos transculturais também enfatizam a importância de se compreender o que é universal na natureza humana.
No mais, boa parte do capítulo se dedica a adiantar o que virá nos próximos capítulos, assim como no livro como um todo.

CAPÍTULO 2
Nestecapítulo são descritos os processos pelos quais alguns psicólogos têm confrontado a perspectiva monocultural, desenvolvendo métodos de pesquisa que levam em consideração as variações nas culturas ao redor do mundo. Sendo assim, um dos objetivos do capítulo é explorar as maneiras pelas quais a atual compreensão de como se faz psicologia transcultural tem sido alcançada. Para tanto, foi feita umarevisão histórica de alguns estudos relevantes da psicologia social e, principalmente, dos métodos por eles utilizados. Além disso, ao longo do capítulo vão sendo dadas várias diretrizes acerca dos cuidados a serem tomados na pesquisa transcultural. A primeira delas postula que (1) psicólogos transculturais não deveriam esperar que todos os estudos relevantes sejam publicados em inglês, uma vez queestudos importantes foram publicados em outras línguas, tais como francês (Tarde, 1989) e italiano (Orano, 1902, Cattaneo, 1864).
Em seguida, os autores falam sobre o nascimento da escola de cultura e personalidade, baseada numa perspectiva sócio-antropológica de trabalho de campo e subsidiada por estudos como os de Durkheim, Malinowski e Wundt. A essa época, os pesquisadores eram conhecidos comoantropólogos psicológicos, sendo fortemente influenciados por teorias psicanalíticas. Os estudos de tal escola encontraram aplicabilidade principalmente em sociedade pequenas e homogêneas.
Contudo, ao se tentar compreender o comportamento social na contemporaneidade, é imperativo que se faça a distinção entre as experiências do indivíduo e contexto social no qual ele vive. Além disso, há...
tracking img