Resumo de senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso comum e conhecimento científico
O conhecimento adquirido por meio do senso comum resulta do contato permanente entre indivíduos, através abordagens diretas ou indiretas. Esse contato gera um conhecimento comum, que mescla de graus de precisão diferentes baseadas na observação dos aspectos da vida natural e social. O convívio humano possibilita a geração de diferentes repertóriosculturais, a depender da coletividade.
Distanciamento crítico
Para entender a relação entre o individuo e a sociedade. O senso comum nem sempre é suficiente. Coube à sociologia torná-lo objeto de estudo, e, portando, exigiu um distanciamento critico em relação ao senso comum. Foi essa tarefa empreendida pelos pioneiros do conhecimento sociológico através do uso de métodos adequados a investigaçãosistemática do ser humano e de como ele vive em sociedade.
O senso comum como ponto de partida
Uma pessoa está em casa e preparou um de bolo. Para saber se está assado é comum algumas pessoas abrir o forno e espetar o bolo com um palito, retirando-o em seguida e verificando se não há massa crua.
Os procedimentos acima são considerados uma espécie de conhecimento “natural”, como se, o individuosempre soubesse o que fazer em determinadas situações. Mais esse conhecimento não surge de forma mágica, mais é apreendido em sua convivência diária com outros seres humanos. E, nem sempre esse conhecimento é exato. Ele foi divulgado entre as pessoas de modo geral, corresponde a uma visão do mundo compartilhada pelo grupo social.
O senso comum no cotidiano é necessário para qualquer individuo dasociedade possa interagir e viver socialmente. São as repetições no dia a dia que constituem a rotina individual. Essas rotinas continuam a repetir-se até que alguma mudança promova uma quebra. Quando isso acontece, uma nova rotina é instaurada e vem substituindo a anterior.
Realidade Imediata
A rotina diária faz parte do que os sociólogos chamam de realidade imediata, ou seja, a realidade que oindividuo percebe ao seu redor e vive no momento presente, exigindo sempre soluções que garantam a sua sobrevivência. Os sociólogos observam que qualquer ação repetida com freqüência torna-se parte de um padrão que é apreendido pelo seu realizador.
Em meio à multidão esse automatismo não é percebido somente nas pequenas ações. O sociólogo David Riesman, sustenta que o homem contemporâneo émovido pela reflexão, e sim no que os outros pensam dele. Ele é um ser social, pois só existe na multidão, porém é cada vez mais solitário incapaz de encontrar um interlocutor para um dialogo.

O que é o senso comum?
O conhecimento assimilado, mais conhecido como senso comum é produzido coletivamente e incorporado por experiências cotidianas. Essa foi à primeira forma de conhecimento da humanidadedesde que passou a conviver em comunidades. A transmissão desse conhecimento de geração em geração deu forma a tradição. Muitas descobertas cientificas questionam ou desautorizam idéias e costumes divulgados pelo senso comum.
O senso comum manifesta-se de varias formas e ele é subjetivo, já que sua interpretação varia de individuo para individuo. Também existe a tendência à generalização dosfatos.
Como se transmite o senso comum
A origem “natural” da família seja atualmente questionada, não há duvida de que a convivência com os familiares, principalmente no inicio da infância, é essencial para cada ser humano. Conforme vai crescendo, a pessoa tende a aumentar o seu convívio social comunicando-se com novas pessoas. Aos poucos a pessoa vai se aproximando de um grupo de amigos, que teminteresses semelhantes. Assim, para um adolescente é útil saber deslocar-se da escola até outros lugares para que possa se divertir. É comum ocorrerem tanto situações de consenso, que fortalecem os laços dentro do grupo, quanto de conflito.
O desenvolvimento dos meios de comunicação permite que as informações cheguem mais rapidamente a cada pessoa. Eles vêm bombardeando as pessoas com novas...
tracking img