Resumo ciencia e senso comum

RESUMO DO CAPITULO 1 – A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS


CIENCIA E SENSO COMUM
Quantas vezes ouvimos o termo psicologia? Todo mundo entende um pouco dela e usamos com vários sentidos essapsicologia é todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado de geração a geração.

É no cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem que nos sentimos vivos,que sentimos a realidade. Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura entender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir do seu estudo sistemático.
O senso comum, na produçãodeste conhecimento, percorre um caminho que vai do habito à tradição, qual, quando estabelecida , passa de geração a geração, é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que ele produz suaspróprias teorias

O senso comum mistura e recicla estes outros saberes, muito mais especializados, e o reduz um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão –de - mundo que é determinadapelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.

Somente esse tipo de conhecimento, porem, não seria suficiente para as exigências dedesenvolvimento da humanidade. Estes, não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade se obteve outros domínios do conhecimento humano:
A arte abrange toda asensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música, etc. A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seusmistérios e princípios morais. A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana.
A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade [objeto deestudo da ciência ] e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. O senso comum abrange o conhecimento de tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.
A ciência compõem...