Resumo de mulheres de ontem e de hoje(pedagogia instrumental)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Vagner Batista Gomes

RESUMO

  

Campo Formoso-BA, abril de 2011

[pic]

PEDAGOGIA

Vagner Batista Gomes

   Atividade solicitada na disciplina de português instrumental como requisito a conclusão da disciplina: professora orientadora MSC.Maria Elizabete Souza Gonçalves.

 

Campo Formoso-BA, abril de2011

RESUMO

Mulheres de ontem e de hoje

As mudanças do início do século XX que transformaram as realidades femininas

O século XX foi marcado por avanços que mudaram a vida dasmulheres. É quando se impõe a participação da mulher no trabalho da fábrica, da loja, do escritório, e a urbanização rompe o isolamento tradicional da família brasileira, rica ou pobre, alterada na decisivao status da mulher e trazendo-a cada vez mais para perto dos homens. As conseqüências imediatas foram vistas, por exemplo, novos tipos de recreação e de namoro, que passaram a implicar contato muitomais direto entre rapazes e moças. Apesar de algumas mudanças, os homens continuavam presos aos tradicionais esquemas. O século da velocidade, as mulheres muito “dadas” acabavam sem atrativos nemmistérios. A longa espera, as dificuldades, a recusa em nome da pureza atraíam o sexo masculino.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o Brasil um momento de ascensão da classe média. Ampliavam-se, paraas populações urbanas, as possibilidades de acesso à informação, ao lazer e ao consumo. O carro se popularizou, assim as piscinas, o cinema, as excursões e viagens. Jovens podiam passar mais tempojuntos e a guarda dos pais baixou. As revistas femininas tinham então um papel modelar no que dizia respeito à vida amorosa. Em meados do século XX, continuava-se a acreditar que ser mãe e de dona decasa era destino natural das mulheres, enquanto a iniciativa, a participação no mercado de trabalho, a força e o espírito de aventura definiriam a masculinidade. Não importava a vontade de agir...
tracking img