Resumo de marketing - palandi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Capítulo 1

Conceitos e tarefas de administração e marketing

A importância do marketing

O marketing esta em toda parte , em roupas que vestimos , sites q visitamos, anúncios que vimos ou em outdoor enquanto estamos no transito.

O sucesso de uma empresa esta ligada diretamente ao marketing , no entanto , “fazer” marketing não é nada simples ,é necessário um plenoconhecimento no assunto para gerenciar o marketing de uma empresa , e tomar decisões nem sempre é fácil , um gerente de marketing precisa por exemplo escolher quais características incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores ,onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda e vendas.Empresas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes certamente estão sujeitosa maiores riscos .

O escopo do marketing

Para se preparar para trabalhar com marketing , é preciso entender o que é marketing , como ele funciona , a que se aplica e por que é feito.

O que é marketing?

O marketing é um processo de planejar e executar a concepção , a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias , bens e serviços para criar trocasque satisfaçam metas individuais e organizacionais, segundo a american maketing association .
Sempre haverá necessidade de vender, mas o objetivo do marketing não é meramente esse e sim conhecer e entender o cliente de forma que seja possível que o produto ou serviço seja adequado ao que o cliente deseja , necessita assim o produto se vende sozinho.

Troca e transações

Uma pessoa podeobter um produto de quatro maneiras

1- ela pode produzir o produto.
2- caçando , pescando ou colhendo frutos.
3- pode mendigar .
4- ou usar da força , assaltando ou roubando.

A troca , que é o conceito central do marketing , envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para que o potencial de troca possa existir , cinco condições sãoessenciais.

1-que existam pelo menos 2 partes.
2-que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as duas partes.
3-que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega.
4-que todas as partes sejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.
5-que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

Quando se chega a esse acordo de troca ,ocorre umatransação: uma transação é uma troca entre duas ou mais partes , já uma transferência alguém da algo para outra pessoa mas não recebe nada em troca. Os profissionais de marketing tem ampliado o conceito de marketing para incluir , alem do estudo de comportamento de transação , o comportamento de transação , o estudo do comportamento de transferência.
Em um sentido mais amplo , osprofissionais de marketing tem como objetivo provocar uma resposta comportamental da outra parte.
Para realizar trocas bem-sucedidas , os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação , para que haja assim uma satisfação das duas partes emvolvidas na transação

A que se aplica o marketing

Bens- Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte doesforço de produção de marketing da maioria dos paises.
Serviços- a medida em que as economias evoluem , uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços.

Eventos- Em determinados períodos , empresas promovem eventos como grandes feiras setoriais , espetáculos artísticos e comemorações de aniversários.
Experiências- Orquestrando diversosserviços e mercadorias , é possível criar , apresentar e comercializar experiências.
Pessoas- O marketing de celebridade tornou-se um negocio importante . O consumidor Tom Peters , ele próprio um mestre do marketing pessoal , aconselha as pessoas se tornarem uma marca.
Lugares- cidades , estados , regiões e paises inteiros – competem ativamente para atrair turista , fabricas ,...
tracking img