O feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FEUDALISMO

Luciano Vieira

Prof. Isolete Catarina Teixeira
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0128) - Prática Educacional
15/04/2011

RESUMO

O feudalismo foi um sistema político-econômico e social que vigorou na Idade Média. A sociedade feudal era hierarquizada, ou seja, os cargos dos superiores passavam de geração para geração, e eradividida em três partes: Clero (padres, bispos, papa), Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), Servos (camponeses).
Os servos trabalhavam para garantir a boa vida do Clero e da Nobreza, além disso o senhor Feudal, que era como se fosse um presidente do feudo, garantia a segurança dos servos através do trabalho que era praticamente escravo.
O maior poder da época e também nofeudo era do Clero, ou seja, da igreja católica. Eles dominavam econômica, política e socialmente a população. O feudo era dividido em: castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção.

Palavras-chave: Feudo. Senhor feudal. Igreja. Servos.

1 INTRODUÇÃO

O Feudalismo é um assunto muito interessante eimportante da história do nosso planeta, apesar de ter acontecido somente na Europa, os feitos realizados naquela época são lembrados até hoje, e certas reflexões daquele tempo são conseqüências que vivemos até hoje, e muita da atualidade tem ligação direta ou indireta com o passado. Primeiramente iremos falar sobre o sistema feudal, passando para a sociedade feudal, como ela era naquele tempo, efinalizando com uma abordagem da relação da igreja católica com o feudalismo.

2 O sitema feudal

Segundo Mario Schmidt os feudos eram minimundos isolados, com suas próprias leis, cobranças de impostos, força armada, eram grandes propriedades rurais. E que os proprietários de terras, conhecidos como nobres ou senhores feudais comandavam seus feudos, moravam em castelos. A economia era de subsistência,ou seja, cada feudo produzia apenas para sobrevivência das pessoas que viviam nele. Nos feudos existiam os servos que eram trabalhadores das terras dos senhores feudais, usavam seus próprios instrumentos e ainda pagavam altos impostos e em troca recebiam uma parte do que produziam.
Já Rainer Sousa em seu artigo escreve que o feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões deordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

3 A SOCIEDADE

A sociedade feudal eracomposta por duas classes sociais básicas: senhores e servos. A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, sendo, portanto que a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nasce servo será sempre servo. Utilizando os conceitos predominantes hoje, podemos dizer que, o trabalho, o esforço, a competência, etc, eram características que não podiam alterar acondição social de um homem.
    O senhor era o proprietário dos meios de produção, enquanto os servos representavam a grande massa de camponeses que produziam a riqueza social. Porém podiam existir outras situações: a mais importante era o clérigo. Afinal o clero é uma classe social ou não?
    O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião,de formação social, moral e ideológica. No entanto esse papel do clero é definido pela hierarquia da Igreja, quer dizer, pelo Alto Clero, que por sua vez é formado por membros da nobreza feudal. Originariamente o clero não é uma classe social, pois seus membros ou são de origem senhorial (alto clero) ou servil (baixo clero).
    A maioria dos livros de história retrata a divisão desta sociedade...
tracking img