Resumo de marketing 3.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FASE
Faculdade Santa Emília

CURSO: Gestão Hospitalar – III período
DISCIPLINA: Administração de Marketing

PROFESSOR: Edvan Cruz Aguiar

Marketing 3.0

As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

ALUNAS: Joana D’arc Florido Lima, Marina Tiago, Danielle Barros, Carla Tadeia, Kátia Selva, Silvana Lira, Ana Lucia Nunes

FASE
Faculdade Santa Emília

Resumodo Livro

Marketing 3.0

As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

Livro: Marketing 3.0
Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiwan
Editora: Campus
Páginas: 240

Introdução

“Vivemos a era da participação e da sociedade criativa. Para as empresas, isso significa estarem mais próximas de seus clientes,trabalhando de maneira unida com eles, pois os consumidores ajudarão as corporações a criarem seus novos produtos e iniciativas de marketing.
A nova definição de Marketing proposta por Philip Kotler em seu mais novo livro “Marketing 3.0” retrata diversos fatores influenciadores da nova política comportamental e comercial do mundo digitalizado. Ele se refere nesta publicação como a era da sociedadecriativa, o ser humano tratado como um ser pleno, que possui mente coração e espírito. Esses indivíduos têm a necessidade de satisfazer os anseios de transformar o mundo globalizado num mundo melhor.
Para se ter uma base distinta dos três momentos, Kotler exemplifica a era do Marketing 1.0 como a era da do Marketing centrado no produto, a relação do profissional de marketing tinha representatividadeúnica e exclusivamente em fazer com que exista produção para atender a demanda de clientes. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, muitos produtos se tornaram Commodities, não se existia mais demanda excessiva e para se vender as empresas precisaram entrar num novo modelo estratégico de atuação, é aí que entra o marketing 2.0, a era da informação, se trabalha neste modelo até os diasatuais, se estuda mercados, criam-se nichos de mercado e o marketing é responsável por manter acesa a chama dos seus consumidores para seus produtos e serviços. Retornando a era da sociedade criativa, nos impactamos com o avanço das redes e mídias sociais, onde é possível ter a opinião de todos de qualquer parte do planeta, essa sociedade acredita mais na opinião dos iguais a elas do que nasmagníficas campanhas publicitárias, campanhas essas que não são mais atrativas nos meios tradicionais, é preciso entrar no novo universo da comunicação digital e redescobrir diariamente como impactar o seu consumidor, só que desta vez a persuasão dá lugar a compreensão, é necessário antes de qualquer coisa compreender como seu consumidor lida com a sua marca e como ela é vista perante o mundo globalizadodas redes sociais.

Parte I

Tendências

Capítulo 1
Bem-vindo ao Marketing 3.0

O livro de marketing 3.0, Explica o futuro do marketing, juntamente com o porquê de a maioria dos comerciantes são presos no passado, trazendo um analise do marketing 1.0, 2.0 e 3.0 ilustrando cada momento bem como os seus objetivos, em um mercado – alvo.
Para Kotler, podemos classificar osdiferentes estágios do marketing em:
Marketing 1.0, tem como marco a revolução industrial – força propulsora, onde as pessoas são vista como compradores com necessidades físicas. Esse era conceito do marketing 1.0 centrado no produto e as empresas são eficientes e rentáveis para sustentar e garantir o que oferece com um bom trabalho e obtenção de lucro. Os consumidores aprovam o seu produto.
Porém omarketing 2.0 tem seu foco voltado para o consumidor na satisfação e na retenção do cliente. (As empresas conhecem seus clientes, são fiéis, compram com freqüência e são leais. Percebe-se pouco vínculo emocional) Sua força propulsora foi à tecnologia da informação; os consumidores são mais inteligentes e visa produtos semelhantes em várias ofertas, fazendo que o profissional de marketing...
tracking img