Resumo de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Moderna:
Chamamos Modernidade (condição do que é moderno),ao período que se esboça no Renascimento, desenvolve-se na Idade Moderna e atinge seu auge na ilustração no século XVIII.Oparadigma ( padrão) de racionalidade que então se delineia é o de uma razão que liberta de crenças e superstições, fundada na própria subjetividade, seja no poder político absoluto ou de religião. Em novoperíodo da história ocidental, com mudanças nos aspectos sociais, políticos, morais, literários, artísticos, científicos, religiosos e filosóficos. Afirma-se na modernidade.
Racionalismo:
Aimportante característica do pensamento, o racionalismo, à confiança no poder da razão, o interesse pelo método, o qual foi objeto de discussão na filosofia, mas não com a intensa prioridade que que osfilósofos do século XVII,dedicaram. As correntes filosóficas explicam a relação entre sujeito que conhece e o objeto conhecido ou teoria do conhecimento. Portanto as doutrinas do empirismo e do racionalismoque salientam o papel da razão do conhecimento e da experiência. Destacando-se no período moderno os Srs. Francis Bacon, John Locke e David Hume.
Descartes, como pai da Filosofia Moderna, abriucaminho para discutir a Ciência e a Ética da capacidade humana de construir o próprio conhecimento. O propósito inicial de Descartes foi encontrar método seguro que o conduzisse a verdade da qual não sepossa duvidar. Esta procura se deu no ideal matemático, a ciência que seja a matemática universal, que não seja aplicada no conhecimento do mundo, o conhecimento dominado pela inteligência e não pelossentidos, baseado na ordem e medida que estabelece cadeias de razões para deduzir uma coisa da outra, com quatro regras:
- Da Evidência – ideia clara e distinta.
- Da Análise - dividirdificuldades para resolvê-las por partes.
- Da Ordem – conduzir os pensamentos mais simples e depois os mais compostos.
- Da Enumeração- revisar geral, para ter certeza de que nada foi omitido.
Descartes,...
tracking img