Resumo de emily durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e por outro, o manancial de ideias que vinham sendo formado porSaint-Simon e Comte.
Seus pressupostos constitutivos são a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada pela lei do progresso. Esse princípio foi herdado da filosofia humanista. O industrialismo impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Difundia-se a concepção de que a vida coletiva era um ser distinto, mais complexo, e irredutível àspartes que o formam. Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatossociais.

Parte do princípio de que o indivíduo é produto da sociedade.
A firma que o objetivo da sociologia é o fato social, pois o modo de agir do homem está preservado a sociedade em que ele vive.
Fato social: deve ter uma causa social, não pode ter uma causa no indivíduo (como a busca pela felicidade). Dá-se por três circunstâncias: Totalidade: comum para a sociedade como um todo, e nãopara um único indivíduo; Coerção: é um fenômeno imposto pela sociedade. Exterioridade (valor aparente): não é uma consciência imposta pelo indivíduo, mas sim trazida pela sociedade (cultura, costume, etc.).
Procura identificar a vida social do indivíduo de acordo com a sociedade, já que ela possui papel fundamental.
Da divisão do trabalho social:
Neste livro, Durkheim mostra a relação entre osindivíduos e a coletividade, e como esta coleção de indivíduos estabelece uma sociedade.
Estabelece a existência de dois tipos de solidariedade:
Mecânica: estabelecida por semelhança de interesses/sentimentos/valores Orgânica: os indivíduos se assemelham pelo contexto em que estão expressos, e não por suas características propriamente ditas.
Com esse conceito, afirma que nas sociedadesprimitivas, a solidariedade mecânica prevalecia e tornava os indivíduos intercambiáveis e portadores de consciência coletiva, provando que o conhecimento do indivíduo ocorre do próprio desenvolvimento histórico.
- Conceitua a existência da consciência individual, que é a constituída pelos traços particulares de um indivíduo, e a consciência coletiva, que é um conjunto de crenças e sentimentos comuns amembros de uma determinada sociedade (todos possuem o mesmo pensamento sobre determinado assunto).
Procura definir o objeto de estudo, o método e as aplicações das ciências sociais;
Busca no positivismo o espírito científico (inspiração); No seu livro : As regras do método sociológico define o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim, são os fatos sociais.Fatos sociais
Para Durkheim ofato social é experimentado pelo indivíduo como realidade independente e preexistente. Características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção Social, Fatores exteriores ao indivíduo, a generalidade. A coerção social é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos e os indivíduos se conformam com as regras da sociedade (essa força se dá através da língua, das leis, das regras morais)Essa força se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas. Sanções Legais: prescritas pela sociedade através de leis, penalidade e infração definidas Ex.: multas de trânsito, roubo e infrações de pequeno porte. Sanções espontâneas: Resposta a uma conduta inadequada olhar de reprovação das pessoas, pois está ferindo os bons costumes. O comportamento desviante num grupo social pode não...
tracking img