O desvio social na rede mundial de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desvio social na rede mundial de computadores.


Aspectos sociológicos e psicológicos dos indivíduos pertencentes às subculturas criminais da internet


Mariana Barrêto Nóbrega de Lucena

O usuário da Internet se sente isento de responsabilidades por considerar o ciberespaço como uma espécie de mundo de fantasia, sem consequência na vida prática, terminando assim, por engendrar o quepassou a ser chamado de subcultura criminal do mundo virtual.

RESUMO

A partir de dados que comprovam que certos crimes são mais recorrentes na rede mundial de computadores que no mundo físico, este artigo tem como finalidade reunir uma série de estudos que procuram explicar este fenômeno. Mais especificamente, tenta investigar a razão com que permite que alguns indivíduos se tornem maispropensos a certos desvios online do que offline, e ainda, procura compreender e identificar que tipo de pessoa faz parte desse grupo e em qual contexto ela se insere. Para isso, foi apresentada uma proposta de adaptar a teoria do desvio das subculturas criminais aos grupos que cometem esses delitos, colocando em evidência suas características diferenciadoras, tais quais seus aspectos pessoais, seusvalores e a maneira como interpretam o seu comportamento desviante como sendo um comportamento regular. De maneira complementar, apresentamos o estudo do psicanalista John Suler sobre comportamento virtual, em que define o "efeito desibinitivo online", fenômeno que provoca algumas alterações de conduta em ambiente virtual, que pode tornar, por exemplo, algumas pessoas mais extrovertidas, espontâneasou até desviantes.
Palavras-chave: Desvio. Subculturas criminais. Sociologia jurídica. Crimes Virtuais. Internet. Comportamento virtual.

[pic]


INTRODUÇÃO

Certamente um dos maiores marcos do século passado foi o surgimento e a disseminação da Internet, a rede mundial de computadores. Com ela, praticamente todos os tipos de interação humana foram dinamizados e acelerados, sendoresponsável por novos tipos de relações sociais e comerciais.
É evidente que o impacto e a influência da Internet nos últimos 10 anos são colossais. E o Brasil, particularmente, é um fenômeno mundial no que diz respeito à sua utilização.
Segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, o Brasil terminou o ano de 2009 com 66,3 milhões de pessoas acessando a rede mundial. Não apenas isso, mas é um dos países ondese passa mais tempo online. Os brasileiros acessam em média 44 horas por mês, ficando a frente dos E Apesar de termos um sério problema no que diz respeito à inclusão digital, essa mesma pesquisa mostrou que a soma das pessoas que têm acesso à Internet nas classes C, D e E ultrapassaram o número de internautas das classes A e B, somando 51%.
Entretanto, mesmo com enormes benefícios, como acesso àinformação e à cultura, a rede mundial também tem seus impactos negativos. Ela tem se transformado em um terreno fértil para a prática dos mais diversos crimes, o que a torna, cada vez mais, um motivo para preocupação da sociedade.
Sendo a Internet uma mera extensão da vida real, onde podemos realizar as mais diversas atividades do cotidiano, ela permite também que cometamos crimes como tráficode drogas, estelionato e ofensas à honra. Alguns estudiosos os definem como crimes virtuais ou eletrônicos, ou ainda, cibercrimes.
Criminologistas britânicos, em pesquisa feita pela Garlik, definiram de duas formas o cibercrime: é o uso de qualquer computador conectado à Internet para o crime ou qualquer ofensa criminal cometida com o auxílio de um computador conectado à Internet.
Em pesquisarealizada pela Microsoft sobre mau comportamento na Internet, cerca de 79,2% dos entrevistados relataram ser mais frequentes a ocorrência de comportamento desviante na Internet do que no mundo offline, dos quais 49,5% responderam serem muito mais frequentes.
Tendo em vista este dado, e outros que serão apresentados adiante, este artigo procurará explicar o motivo pelo qual as pessoas estão mais...
tracking img