Resumo de ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar
(1964 – 1985)

1. Considerações gerais
Contexto mundial de Guerra Fria. Em 1959, ocorreu a Revolução Cubana, que teve grande peso diante de sua proximidade ao território norte-americano – além disso, Cuba era dominada pelos EUA, pois teve sua “descolonização” financiada pelo governo estadunidense. Tal revolução, em conjunto com o crescimento do nacionalismo econômico empaíses da América Latina (inclusive no Brasil), incitaram a preocupação norte-americana em manter o capitalismo. Daí surge a Operação Condor, que consiste no embarreiramento do comunismo através de financiamento dos EUA para que ocorressem golpes militares.
A preocupação, por parte dos Estados Unidos, com a propagação do ideário comunista também pode ser observada com o “macartismo”, política baseadana punição (prisão ou ate exílio) para quem seguisse ou pudesse compartilhar de vertentes comunistas. Charles Chaplin foi exilado por apresentar-se compartilhador de tal ideologia, o que pode ser visto, por exemplo, no famoso filme “Tempos Modernos”.

2. Antecedente do Golpe
João Goulart, último presidente de antes do período de ditadura militar, encontrava-se governando um Brasil maleconomicamente e com conflitos internos intensos. Sua gestão, então, baseou-se no plano trienal, isto é, reformas de base:
• Reforma tributária: redução dos gastos com a indústria
• Reforma urbana: investimento nos setores sociais
• Reforma agrária
Isso oferecia aos seus detratores argumentos para considerá-lo comunista, ainda que ele jamais tenha se declarado. A elite econômica sentiu-se ameaçada e seassociou a crescente insatisfação dos militares. Jango, enfim, é deposto.

3. Castelo Branco (1964 – 1967): participante da Revolução de 1930 e veterano da Força Expedicionária Brasileira, general Castelo Branco parecia perfeito pra realizar um governo de transição.
Tinha posições anti-comunistas moderadas e foi “eleito” pelo Congresso para comandar o país até 1966 (através do AtoInstitucional 1, que determinava eleições indiretas para a presidência da República no dia 11 de abril de 1964 até 31 de janeiro de 1966, institucionalizando a ditadura e determina eleições presidenciais diretas. Como o congresso encontrava-se controlado por militares, obviamente um deles seria eleito...), mas teve seu mandato prorrogado. Foi quem ordenou o AI2, abolindo o pluripartidarismo, instaurandoassim o bipartidarismo: ARENA (direita) x MDB (oposição).
Também foi responsável pelo AI3, que tornou as eleições para prefeito e governador indiretas, e pelo AI4, que acabava com a Constituição de 1964 (Dutra) e instaurava a de 1967, extremamente repressora e que concentrava no Poder Executivo grande poder de decisão.

4. Costa e Silva (1967 – 1969): apertou o cerco contra a oposição, derrubandoa Frente Ampla, reprimindo as organizações de esquerda e iniciando uma caça às bruxas na academia, na imprensa e na administração publica. Foi responsável pelo famigerado AI5, que dava permissão total ao presidente: pena de morte, tortura, exílio, fim do habeas corpus, cassação, proibição de manifestações políticas publicas e etc. Foi afastado do cargo devido a uma isquemia cerebral.

5. Médici(1969 – 1974): foi o presidente que, de fato, fez uso do Ato Institucional nº5. Aniquilou de vez os focos guerrilheiros e utilizou a propaganda política “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Para instigar o sentimento nacionalista, que era fundamental para despertar na população uma simpatia pelo governo, Médici monumentalizou rodovias (Transamazônica e Ponte Rio - Niterói) e abusou da vitória da seleçãode futebol na copa de 1970. A maioria das medidas de seu governo foi tomada em julho de tal ano, uma jogada política perfeita já que o povo encontrava-se em êxtase e contente com o desempenho nacional em diversos campi.

• Milagre Econômico (1968 – 1973): a economia crescia e o brasileiro de classe media possuía um bom padrão de vida. Foi um período de intenso crescimento associado às baixas...
tracking img