Resumo de direito constitucional

Páginas: 193 (48022 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
CAPÍTULO 1 – DIREITO CONSTITUCIONAL E CONSTITUIÇÃO

1 – Origem e Conteúdo do Direito Constitucional


Estado é a organização de um povo sobre um território determinado, dotada de soberania. Nessa definição estão os elementos tradicionalmente descritos como necessários à existência de um Estado: a soberania, o povo e o território. Os estudiosos da Teoria do Estadoacrescentaram, ulteriormente, a finalidade como elemento integrante da noção de Estado.
Todo Estado tem uma Constituição, em um sentido amplo. Nessa acepção ampla, ou sociológica, a Constituição é simplesmente a forma de organização do Estado. Trata-se de conceito fático de Constituição, que independe da existência de um texto escrito. Chamamos de “Constituição material do Estado”.Denomina-se constitucionalismo o movimento político, jurídico e ideológico que concebeu ou aperfeiçoou a ideia de estruturação racional do Estado e de limitação do exercício de seu poder, concretizada pela elaboração de um documento escrito destinado a representar sua lei fundamental e suprema.
Identifica-se a origem do constitucionalismo com a Constituição dos Estados Unidos, em 1787, e aConstituição da França, de 1791. São escritas e rígidas, inspiradas no Iluminismo.
O Direito Constitucional nasceu impregnado dos calores do pensamento liberal.
O Direito Constitucional atual, a par de assegurar as conquistas liberais, apresenta marcada feição política e forte conteúdo democrático e social.
A característica essencial do movimento constitucionalista é alimitação, pelo Direito, da ingerência do Estado (Governo) na esfera privada.
O Direito Constitucional é um ramo do direito público, fundamental à organização, ao funcionamento e à configuração política do Estado. Nesse papel, de direito público fundamental – feliz expressão de José Afonso da Silva -, o Direito Constitucional estabelece a estrutura do Estado, a organização de suas instituições eórgãos, o modo de aquisição e exercício do poder, bem como a limitação desse poder, por meio, especialmente, da previsão dos direitos e garantias fundamentais. É a matriz de toda a ordem jurídica de um específico Estado.


1. – Objeto do Direito Constitucional quanto ao foco de investigação


O Direito Constitucional especial (particular, positivo ou interno) tem por objetivo oestudo de uma Constituição específica vigente em um Estado determinado. Ex: estudo do vigente Direito Constitucional brasileiro.
O Direito Constitucional comparado tem por fim o estudo comparativo de uma pluralidade de Constituições, destacando os contrastes e as semelhanças entre elas.
No confronto dos textos constitucionais, o Direito Constitucional comparado pode adotar: a) ocritério temporal; b) o critério espacial; e c) critério da mesma forma de Estado.
Pelo critério temporal, ou comparação vertical, confrontam-se no tempo as Constituições de um mesmo Estado, observando-se as semelhanças e diferenças entre as instituições que o direito positivo haja conhecido em épocas distintas da evolução constitucional daquele Estado.
Pelo critério espacial,ou comparação horizontal, comparam-se, no espaço, diferentes Constituições vigentes, isto é, confrontam-se Constituições de diferentes Estados, preferencialmente, de áreas geográficas contíguas. É o mais utilizado.
Pelo critério da mesma forma de Estado, confrontam-se as Constituições de países que adotam a mesma forma de Estado, as mesmas regras de organização.
O DireitoConstitucional geral (ou comum) tem por fim delinear, sistematizar e dar unidade aos princípios, conceitos e instituições que se acham presentes em vários ordenamentos constitucionais. Sua função é, portanto, a elaboração de uma teoria geral de caráter científico.
Cabe ao Direito Constitucional geral ou comum definir as bases da denominada teoria geral do Direito Constitucional, tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito constitucional- resumo
  • resumo de direito constitucional
  • resumo estudo Direito constitucional
  • Direito constitucional resumo
  • Resumo Direito Constitucional
  • Resumo de direito constitucional
  • Resumo direito constitucional
  • Resumo de Direito constitucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!