Resumo de cromatografia em camada delgada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cromatografia em Camada Delgada (CCD)

É uma técnica de adsorção líquido-sólido, a separação se dá pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária.

As CCDsão usadas na Identificação de compostos; Purificação, separando as substâncias indesejáveis; Separação dos componentes de uma mistura; Fitoterapia: controle de qualidade.

Podem ser aplicadas na:Indústria Farmacêutica; Indústria de Alimentos; Indústria Petroquímica; Análises Forenses; Química Orgânica; Bioquímica; Farmacologia; Análises Clínicas; Produtos Naturais (Farmacognosia).

PrincipaisAdsorventes:

* Sílica
Ác. Silício amorfo, altamente poroso, um dos adsorventes mais utilizados em Cromatografia por adsorção. Existem vários tipos de sílica disponíveis no comércio, de acordocom características adicionais de cada produto. Ex: produtos da “Merck”: G indica a presença de aglutinantes com objetivo de reter o adsorvente sobre a placa de vidro; H indica que não contémaglutinante; P é para uso em camada preparativa; F indica a presença de substâncias fluorescentes, sendo neste caso indicado o comprimento de onda onde ocorre a excitação da substância incorporada; R indicaadsorventes extra puro, sem aditivos. Em geral, a sílica é empregada na separação de compostos lipofílicos como aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos graxos, aminoácidos, alcaloides, terpenóides, usando omecanismo de adsorção.

* Alumina
Tem características alcalinas, embora possa também ser preparada para apresentar características neutra ou ácida. BROCKMAN e SCHADDER classificaram alumina emcinco tipos (I a V) segundo sua capacidade de retenção de corantes azóicos. Ela é geralmente empregada na separação de compostos lipofílicos e, pelo fato de poder ser preparada com característicasácida, neutra o alcalina, é bastante útil na separação de substâncias que apresentam variações destas características. A Alumina separa bem hidrocarbonetos policíclicos, alcaloides, aminas e...
tracking img