Resumo de conceitos de topografia

1. Topografia e Geodésia.

São medições efetuadas na superfície da Terra. A superfície da Terra só pode ser considerada plana, para porções muito restritas; pois a grandes extensões, asuperfície se encurva.

A Topografia e a Geodésia utilizam de métodos e instrumentos semelhantes, a Geodésia se preocupa com a descrição da forma e tamanho da Terra, a Topografia se limita à descrição deáreas restritas, até a área de ráio de 50 km, onde o erro devido à curvatura da Terra está em tomo de 1,4 m.

2. Divisão da matéria

Divide-se em: Topometria, Topologia, Taqueometria eFotogrametria.

2.1 Topometria : Medição baseados na Geometria Aplicada.

Sendo:

a- Planimetria : Grandezas lineares e angulares num plano horizontal.b- Altimetria : Medidas lineares e angulares na vertical.

2.2 Topologia : Desenvolve processos auxiliares para a Topometria. Principal aplicação está na representação cartográfica doterreno pelas curvas de nível.

2.3 Taqueometria : Através da resolução de triângulos retângulos, possibilitando medições verticais em superfície não uniforme, com diferenças de nível, dando origem àschamadas plantas planialtimétricas.

2.4 Fotogrametria : Atualmente o principal método para representar a área e o relevo do terreno, principalmente de grandes extensões pela aereometría.

4.Grandezas para o levantamento Topográfico

4.1 lineares

Distâncias horizontais e distancias verticais ou diferenças de nível, para levantamentos topográficos planialtimétricos. Se desejamedir a distância inclinada, precisa-se conhecer também o ângulo de inclinação “i”.

2. angulares

a- ângulos azimutais ou horizontais
São aqueles que se medem como se estivessemprojetados em um plano horizontal.
[pic]
b- ângulos zenitais ou verticais
São aqueles que as linhas do terreno formam com o plano do horizonte. Podem ser ascendentes ou...
tracking img