Resumo de conceitos basicos de psicologia geral para operadores do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos básicos de psicologia Geral para Operadores do Direito.

A psicologia jurídica propriamente dita, considerada no seu sentido estrito, e a psicologia que ajuda o direito a atingir seusfins.
Apsicologia, de um modo geral, pode permitir ao homem conhecer melhor o mundo, os outros e a si próprio.
A Psicologia Jurídica é a ciência auxiliar do direito que não questiona e nem é capaz deinterroga-lo em seus alicerces epistemológicos. A psicologia geral, social, diferencial, do desenvolvimento, da personalidade e psicologia clínica, seja normal ou patológica, enquanto estudo científicodo comportamento e dos processos mentais.
A personalidade é um conjunto biopsicossocial que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e com o meio, numa equação de fatores hereditários evivenciais.
A personalidade está em contínua transformação, mesmo que as mudanças se tornem mais difíceis quanto mais duradouras e patológicas sejam características. Quanto aos traços significativos dosindivíduos cada personalidade, os tornam inflexíveis ou desadaptado em diferentes ambientes ou situações .Freud descreveu a personalidade como uma estruturação do funcionamento mental o aparelhamento damente distinguiu três sistemas: o inconsciente, o consciente e o pré-consciente.
O sistema inconsciente foi concebido pelo representante dos conteúdos mentais censurados por serem inaceitáveis,sendo, portanto recalcados e não podendo emergir tão facilmente a consciência. Esse conteúdo é barrado ou transformado no sistema pré-consciente que se trata de um ato falho.
O conteúdo consciente ele econcebido como um órgão sensorial localizado no limite entre o mundo externos e internos, cuja suas funções é recepcionar as informações deles provenientes.
A segunda tópica um outro modeloaparelho psíquico elaborado por Freud a partir de 1920, também e constituído de três instâncias , embora não correspondentes: ego, superego e id.
O modelo da psicanalise rege-se pelos princípios...
tracking img