Golpe de estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Golpe de Estado no Brasil em 1964
O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango.
Entre os militares brasileiros a favor doGolpe, o evento é designado como Revolução de 1964 ou Contrarrevolução de 1964[1]
Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN).
O golpeestabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos da América[carece de fontes] e acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como navida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de 1964.[2]
O regimemilitar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o
primeiro presidente civil desde 1960.

Comunismo
Um dos maiores enganos da história da humanidade.Uma idéia que nasceu brilhante e luminosa. Que traria a verdadeira democracia. Que distribuiria riqueza, ou pelo menos, um viver decente para todos. Que acabaria com asguerras, a fome, a miséria. Que daria oportunidades iguais a todos os homens e mulheres. Que transformaria este planetinho miserável num verdadeiro Eden.

Furou tudo.Não funcionou. Esqueceram de computar a imbecilidade, a ignorância, a ganância etc. do ser humano.

Era uma boa idéia ? Sim, em tese. Na prática, um fracasso total.
tracking img